Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

O novo sintoma de Covid-19 persistente que afeta apenas as mulheres

 


naom_5fe0852b27f30-696x392

E agora foi registado um novo sintoma da chamada Covid persistente -, um sintoma que afeta somente as mulheres. 
Relatos nas redes sociais referem que a doença tem provocado a longo prazo mudanças “alarmantes” nos ciclos menstruais das mulheres.

Algumas afirmam que meses após terem adoecido com Covid-19 estão agora a experienciar períodos irregulares, enquanto outras reportam coágulos sanguíneos foram do comum.

Rose explicou ao Medical News Today que em oito meses depois de recuperar do novo coronavírus, tinha tido apenas cinco períodos.

Outra mulher, Bianca, partilhou que somente começou a experienciar alterações no ciclo menstrual algum tempo após ter recuperado da Covid-19.

“Não notei nada de diferente enquanto tive a doença”, contou.

“Só três meses mais tarde quando alguns dos sintomas regressaram é que notei mudanças. Notei sobretudo um aumento grande no número de coágulos”.

Explicações possíveis
Ainda não está claro o motivo pelo qual os ciclos menstruais possam estar a ser afetados pelo coronavírus SARS-CoV-2 meses após a recuperação das doentes.

Alguns especialistas sugerem que o vírus poderá estar a atacar os órgãos reprodutivos das mulheres.

Linda Fan, professora de obstetrícia, ginecologia e de ciências reprodutivas na Faculdade de Medicina de Yale, nos Estados Unidos, disse ao Medical News Today, que as pesquisas publicadas até ao momento são esparsas.

Contudo, sugere que há alguma “plausibilidade biológica” de que o o SARS-CoV-2 possa “atacar os ovários”, tendo como base o efeito que tem sob outros órgãos.

Um estudo realizado na China, publicado no Reproductive BioMedicine Online em setembro, apurou que 25% das mulheres com Covid-19 sofrem alterações nos seus ciclos menstruais.

Das 117 participantes, todas pacientes do hospital Tongji Hospital em Xangai, 30% reportaram períodos mais fracos ou mais longos e abundantes.

Os investigadores creem que ainda o stress gerado pela pandemia e as consequentes mudanças no estilo de vida podem de certo modo influenciar o balanço hormonal, resultando em alterações nos períodos das mulheres.

Postar um comentário

0 Comentários