Maquiagem mineral: o que é? Quais as vantagens? Dica e como aplicar

Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Maquiagem mineral: o que é? Quais as vantagens? Dica e como aplicar

Felizmente, hoje em dia podemos encontrar uma infinidade de cosméticos e produtos de beleza que, além de embelezar, ainda agem cuidando e tratando a pele. Isso é o que acontece com a maquiagem mineral.

O que é maquiagem mineral?




É chamada maquiagem mineral, porque são produtos desenvolvidos com minerais extraídos da terra e sem nenhuma adição de pigmentos pesados, aromatizantes e conservantes.
A maquiagem mineral é ideal para pele alérgica e sensível, pois é naturalmente hipoalergênica, além de contar com propriedades calmantes e anti-inflamatórias.
Alguns dos minerais presentes na fórmula são:
Dióxido de titânio
Um mineral natural, muito suave. Normalmente utilizado na produção de filtros solares, pois age formando uma barreira sob a pele.
Também é encontrado em cosméticos usados para clarear e hidratar a pele. Além do mais, é livre de óleo e não provoca obstrução dos poros (não comedogênico).
Usado na produção de vários dermocosméticos pois conta com ação antimicrobiana, anti-inflamatória, antisséptica, antipruriginosa e cicatrizante.
Ainda, é um dos principais componentes utilizados na produção de filtros solares, ele não só impede que os raios solares penetrem diretamente na pele, mas também, age bloqueando a ação dos raios nocivos UVA e UVB.




Responsável por dar cor aos produtos.
Mineral que, além de adicionar brilho aos cosméticos, também proporciona melhor aderência do produto na pele.
Oxicloreto de bismuto
Partícula muito fina, que também proporciona melhor aderência do produto na pele, por isso, prolonga a duração da make, além do mais, confere um toque aveludado e suave à maquiagem sob a pele.
Quais as vantagens em usar Maquiagem mineral?
Por serem livres de produtos químicos como conservantes, corantes, óleos… são cosméticos apropriados para uso em peles sensíveis e sensibilizadas, propensas a acne e a dermatites.
Possuem ação antibacteriana e anti-inflamatória, além de não contarem com prazo de validade.
Contam com ação calmante e protetora da pele.
Diferentemente das makes tradicionais, a maquiagem mineral, age também tratando e deixando a pele mais saudável.
Não obstrui os poros, por isso, não provocam o surgimento de cravos (comedões) e espinhas.
Cria uma espécie de barreira protetora na pele, protegendo-a dos danos externos como a poluição e ação dos radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele), além de contar com proteção solar.
Quais as desvantagens da maquiagem mineral?
Por se tratarem de cosméticos feitos através de ingredientes puros, livre de corantes, não há grande variedade de cores e tonalidades disponíveis quanto nas maquiagens tradicionais.
São produtos mais difíceis de serem encontrados para comprar.
Possui cobertura e duração menor na pele. Por isso, os cuidados diários com a pele são tão importantes, afinal, quando a pele está saudável e bem tratada, não precisa daquele “reboco”, certo?
Tenha atenção na hora da compra. Não é porque a maquigem é feita com produtos naturais que sua qualidade é boa.
Como aplicar a maquiagem mineral?
Na grande maioria das vezes, a maquiagens minerais são em pó, por isso, alguns cuidados são necessários ao aplicar os produtos para que não se acumule e deixe a make carregada.
Use pincéis apropriados para aplicação de cada produto.
Aplique os produtos sempre com movimentos circulares, espalhando-o bem, do centro para as extremidades.
Não exagere na quantidade de camadas. Para uma pele mais natural, duas camadas geralmente já são suficientes. Mas, em casos de manchas ou acne, pode ser necessário a aplicação de mais camadas.
Apesar de terem algumas desvantagens, maquiagem natural oferece muitos benefícios à pele. Sendo seu uso muito recomendado. Porém, é essencial prezar pela qualidade do produto antes da compra.
Dica
Por se apresentarem, na maioria das vezes em pó, mulheres com pele madura devem evitar o uso da maquiagem mineral. Isso porque são feitos com pós ultrafinos, que acabam se acumulando e evidenciando as ruguinhas e linhas de expressão.
É importante salientar também que: não é porque a maquiagem é mineral que ela é vegana e cruelty-free. Por isso, se você é adepta à causa animal, como nós, leia atentamente o rótulo e dê uma pesquisada na marca antes de adquirir o produto.
Não custa lembrar que: É extremamente importante preparar a pele antes da maquiagem. Portanto: lave, tonifique, hidrate e aplique o protetor solar.

Postar um comentário

0 Comentários