Notícias de Última Hora

Vacina chinesa contra Covid-19 chega ao Brasil; testes começam nesta terça


A vacina chinesa contra o coronavírus, produzida pelo laboratório Sinovac-Biotech, desembarcou na madrugada de hoje no Brasil. O imunobiológico, que será testado no Brasil em parceria com o Instituto Butantan, chegou em um voo da Lufthansa que saiu de Frankfurt ontem (19) e pousou às 4h12 no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
As 20 mil doses vão ser distribuídas em 12 centros de cinco estados – São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro – e no Distrito Federal. A previsão é que amanhã (21) sejam aplicadas as primeiras doses em profissionais selecionados no Hospital das Clínicas de São Paulo. Depois disso, começam os testes em outros centros.

Na semana passada, o governo de São Paulo recebeu mais de um milhão de acessos na plataforma de inscrições lançada para recrutar os voluntários, todos da área de saúde. No total, 9 mil vão ser selecionados para fazer parte do experimento.

A vacina chinesa está em fase adiantada de testes e a previsão dos cientistas é que já haja conclusão definitiva sobre sua eficácia em dezembro. Se tudo der certo, os grupos prioritários, como idosos, pessoas com comorbidades e profissionais de saúde, poderão receber a vacina no Brasil já no primeiro trimestre.​

Nenhum comentário