Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

MORO FORA DA DISPUTA DE 2022? Toffoli defende que juiz só possa ser candidato oito anos após deixar a magistratura


Presidente do Supremo quer que período de quarentena valha também para integrantes do Ministério Público. Para ele, medida evitaria 'demagogia' no exercício dos cargos.
O ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu nesta quarta-feira (29) que o Congresso aprove um prazo de oito anos para que juízes e membros do Ministério Público possam se candidatar a cargos políticos.
Toffoli deu a declaração durante sessão no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Para ele, a quarentena para juízes e procuradores antes de se candidatarem em eleições evitaria "demagogia" no exercício do cargo.
“Assim se evitaria de utilização da magistratura e do poder imparcial do juiz para fazer demagogia, aparecer para a opinião pública e depois se fazer candidato”, afirmou. “Quem quer ser candidato, tem que deixar a magistratura, tem que deixar o Ministério Público. E há que haver um período de inelegibilidade, sim”, disse o ministro.
Na sessão do CNJ, foi discutido o caso de um juiz do Maranhão que foi proibido de participar de lives político-partidárias, por causa de sua função de magistrado .“Esse caso é paradigmático. Porque a imprensa começa a incensar determinado magistrado e ele já se vê candidato a presidente da República, sem nem conhecer o Brasil, sem nem conhecer seu estado, sem nem ter ideia do que é a vida pública”, afirmou Toffoli.

RODRIGO APOIA TAMBÉM

Em coletiva na Câmara dos deputados o presidente de casa Rodrigo Maia(DEM) diz concordar com o ponto de vista do Presidente do Supremo e assevera a possibilidade de projetos quem tramitam na casa sobre o tema entrarem em votação ainda esse ano e possam valer já para o pleito de 2022.

Da Redação com informações do G1

Postar um comentário

0 Comentários