Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

Vitória da Conquista registra 254 casos confirmados de Dengue

Nesta segunda-feira (18), o Centro de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde divulga o segundo boletim semanal com os números atualizados da 20ª semana epidemiológica, que compreende o período de janeiro a 15 de maio de 2020. 
O levantamento mostra que já foram notificados em Vitória da Conquista, 2.976 casos suspeitos de Dengue, Zika ou Chikungunya – doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Já são 2.239 casos notificados para suspeita de dengue no município. Destes, 254 pessoas tiveram diagnóstico confirmado, 59 descartados e 274 apresentaram diagnóstico inconclusivo em relação a doença.
Outros 1.650 pacientes aguardam resultado laboratorial e duas pacientes foram a óbito por dengue grave hemorrágica no município. 470 casos suspeitos de Zika foram notificados até o momento. Três deles foram confirmados laboratorialmente, 436 aguardam resultado e 31 apresentaram diagnóstico inconclusivo em relação à doença. 
Em relação a Chikungunya, foram notificados 267 casos suspeitos de, sendo dois casos confirmados e nove pacientes que apresentaram diagnóstico inconclusivo em relação a doença; 256 ainda aguardam resultado laboratorial. As localidades que apresentam mais registrados de casos de pessoas com suspeita de contaminação por uma dessas doenças são: Cruzeiro (312), Vila América (132), Alto Maron (124), Alto da Boa Vista (91) e Patagônia (81). 
O aumento no número de ocorrências de casos já estava previsto pelo Ministério da Saúde desde 2019, quando foi sinalizado que no Nordeste e nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo haveria um aumento significativo de notificações de Dengue, Zika e Chikungunya em 2020, por conta do vírus que está circulando nessas regiões que é o tipo 2. Esse tipo ainda não havia circulado nessas regiões e, por isso, uma vez que as pessoas não tiveram contato com ele, a possibilidade de disseminação é grande.

Postar um comentário

0 Comentários