Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

'Falha' em sistema do Ministério da Saúde traz casos de Covid-19 abaixo do número real

                                  Foto: Reprodução
A confirmação do 14º caso do novo coronavírus (Covid-19) na Bahia ocorreu na tarde desta terça-feira (17), em Salvador (veja aqui). Entretanto, o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde algumas horas depois registrou apenas três casos confirmados no estado, um número que, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), mudou desde a última sexta (13).
A Sesab, através do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), alimenta diariamente a chamada Rede CAP, onde o Ministério da Saúde colhe os dados sobre o Covid-19 em cada unidade federativa do país. Ao meio-dia de domingo (15), por exemplo, o sistema apontava a Bahia com oito casos confirmados do novo coronavírus e, mesmo assim, o governo federal divulgou um relatório, no final daquela tarde, em que o estado aparecia com apenas dois infectados.
Em contato com o Ministério da Saúde, o Bahia Notícias foi informado inicialmente que a divergência ocorria por questão do horário em que as unidades da federação repassam as atualizações ao governo federal.
“A divergência que existe entre os dados divulgados pelas secretaria estaduais e pelo Ministério da Saúde ocorre, pois os dados repassados por elas são fechados ao meio-dia, para que possam ser consolidados e divulgados às 16h na coletiva de imprensa. Os casos notificados pelas secretarias após ao meio-dia não entram na atualização daquele dia, somente são consolidados e divulgados no dia posterior. Desta forma sempre existe uma divergência nos números divulgados”, explicou a assessoria de imprensa.
Quando confrontada com a informação de que os dados divulgados diariamente pelo governo federal sobre a Bahia estão desatualizados há cinco dias, a assessoria informou que nem sempre é possível consolidar todas as informações. “O volume de dados é muito grande e a equipe técnica da pasta não consegue dar conta de atualizar”, justificou.
O Bahia Notícias entrou em contato com o Ministério da Saúde pela última vez no fim da tarde desta terça, após a divulgação do mais recente relatório do governo federal acerca do Covid-19. Em nota, a assessoria de imprensa disse que "a Plataforma IVIS (Integrada de Vigilância em Saúde) passou por problemas técnicos. Desta forma não foi possível consolidar todas as notificações recebidas pelos estados".



Dos 14 casos confirmados de Covid-19 na Bahia, cinco são em Salvador, cinco em Feira de Santana, três em Porto Seguro e um em Prado. O Hospital Aliança confirmou mais dois casos, ainda não contabilizados oficialmente (veja aqui).



Outros estados, como Acre, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Sergipe também encontram dados desatualizados nos relatórios do Ministério da Saúde. Enquanto o governo federal contabiliza 291 casos do novo coronavírus, a soma dos números repassados pelas secretarias estaduais chega a 346 infectados.

Postar um comentário

0 Comentários