Notícias de Última Hora

Aprenda a fazer o seu próprio baton com uma receita caseira


Muitas pessoas tentam usar a menor quantidade possível de químicos possíveis, e isso inclui na maquilhagem. Com o chumbo presente na fabricação desses produtos, algumas mulheres preferem manter-se afastadas do batom. Mas, não tem de ser assim!

Apesar da FDA (agência norte-americana de Controle Alimentar e de Medicamentos) afirmar que a quantidade de chumbo presente nos cosméticos não apresenta riscos à saúde, saiba que é perfeitamente possível produzir o seu próprio batom em casa, livre de qualquer químico.

A receita, do site Wellness Mama, ensina a receita 100% natural:

Ingredientes para a base:

– 1 colher de chá de cera de abelha;

– 1 colher de chá de manteiga de karité ou de manteiga de cacau;

– 1 colher de chá de óleo de coco;

Se quiser um batom transparente apenas para proteger os lábios, então bastam estes três items.

Ingredientes para a cor e textura:

Observação: adicione esses ingredientes aos poucos para não errar na cor!

Para tons vermelhos: ⅛ colher de chá de beterraba em pó ou uma gota de colorífico vermelho para comida (desses sem aditivos químicos).

Para tons beges/castanhos: ¼ colher de chá de cacau em pó orgânico e uma pitada de canela ou cúrcuma para chegar ao tom desejado.

Para uma textura mais matificada: ¼ colher de chá de bentonita (fica melhor em batons com cores, pois sozinha pode pintar os lábios de branco).

Preparação

Numa panela de vidro, derreta a cera de abelha, a manteiga de karité (ou de cacau) e o óleo de coco em banho maria (a água deve estar morna, e não a ferver).

Depois, retire a panela do calor e adicione os ingredientes opcionais para dar cor à mistura.

Coloque-a num recipiente com tampa e espere por pelo menos meia hora antes de usar. É melhor não encher o recipiente, pois o batom pode expandir um pouco depois de arrefecer. (Notícias ao Minuto)

Nenhum comentário