Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

Bancos e empresas podem consultar cadastro positivo a partir deste sábado (11)

     Bancos e empresas podem consultar cadastro positivo a partir deste sábado (11)



                   Bancos e empresas podem consultar cadastro positivo a partir deste sábado (11)

A partir deste sábado (11), a consulta do cadastro positivo pode ser feito por bancos, comerciantes e empresas que emprestam dinheiro, com o objetivo de obter a lista daqueles considerados bons pagadores. Após a consulta do cadastro, as respectivas empresas decidem se concedem crédito ou parcelamentos aos consumidores interessados.
Consulta cadastro positivo: veja quem pode consultar o crédito
Neste sábado, o Serasa já liberou a consulta, e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) deve abrir os dados coletados na quarta-feira (15).
De acordo com a legislação, somente as empresas nas quais o cliente buscar crédito podem consultar os dados, ou seja, a empresa não pode levantar as informações caso o consumidor não tenha pedido crédito em um de seus estabelecimentos.
No momento, as empresas podem consultar cinco tipos de informações sobre o cliente: nota de crédito (score), que representa a capacidade de pagar o empréstimo; índice de pontualidade de pagamento (número de contas quitadas, vencidas ou canceladas); índice de comprometimento de gastos (tipo de despesas, como consumo, empréstimos, cartão e financiamentos); quantidade de consultas do CPF por segmento de empresas; e histórico consolidado de compromissos assumidos (valores e datas de pagamento).
Entretanto, os bens comprados pelo consumidor não podem ser acessados, nem o nome das instituições onde ele contraiu operações de crédito e o saldo em conta corrente ou de investimentos.
Quem quiser consultar a situação no cadastro ou pedir a exclusão da lista de bons pagadores deve procurar uma das quatro empresas administradoras dos bancos de dados.
Veja abaixo os contados dos birôs de crédito:
Boa Vista: 3003-0101 ou
www.consumidorpositivo.com.br
Serasa Experian: 0800 776 6606 ou
www.serasaconsumidor.com.br
SPC Brasil: 0800-887-9105 ou
www.spcbrasil.org.br
Quod: 3003-7863 ou https://www.quod.com.br
*Com informações da Agência Brasil

Postar um comentário

0 Comentários