Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

PSL suspende Eduardo Bolsonaro e pune outros 17 deputados bolsonaristas

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (SP), que foi suspenso do PSL e deixará de ser líder do partido da Câmara (Adriana Spaca/FramePhoto/Agência O Globo)

O Diretório Nacional do PSL decidiu, por unanimidade, aplicar pena de suspensão a 14 parlamentares – entre eles o deputado federal Eduardo Bolsonaro (SP) – e de advertência a outros quatro, além da dissolução do diretório paulista que era comandado pelo filho do presidente Jair Bolsonaro.


Com as suspensões, os parlamentares não podem mais exercer atividades em nome do partido, como assinar listas, integrar comissões ou liderar a legenda, como é o caso de Eduardo atualmente, que terá de deixar o cargo. Os punidos, no entanto, podem continuar participando das sessões, votando e apresentando projetos.
Eduardo, Bibo Nunes (RS), Alê Silva (MG) e Daniel Silveira (RJ) foram suspensos por 12 meses. Carlos Jordy (RJ) pegou gancho de sete meses, enquanto Bia Kicis (DF) e Carla Zambelli (SP) foram punidas com a suspensão por seis meses (veja abaixo a lista completa de suspensões).


As punições haviam sido recomendadas pelo conselho de ética do partido na semana passada. O motivo alegado foi o desrespeito ao estatuto da legenda, já que os parlamentares, em rota de colisão com o presidente Luciano Bivar (PE), criticaram a direção da sigla e fizeram acusações sobre a gestão de diretórios e dos recursos financeiros.



A quase totalidade desses parlamentares deve seguir o presidente Bolsonaro e ir para o Aliança pelo Brasil, a nova legenda que deverá abrigar os bolsonaristas, mas que ainda não está formalmente criada. Além disso, os deputados estudam juridicamente um jeito de mudar de legenda sem perder o mandato e o dinheiro do fundo partidário.

A expulsão da legenda seria um motivo que, com base em exemplos anteriores, justificaria a filiação a outro partido sem perder o mandato, mas mesmo isso seria motivo de disputa judicial, já que o PSL havia dito que iria à Justiça para recuperar os mandatos dos bolsonaristas.
Veja as punições:

SUSPENSÕES
Eduardo Bolsonaro – 12 meses
Alê Silva (MG) – 12 meses
Daniel Silveira (RJ) – 12 meses
Bibo Nunes (RS) – 12 meses
Ubiratan Sanderson (RS) – 10 meses
Carlos Jordy (RJ) – 7 meses
Major Vitor Hugo (GO) – 7 meses
Bia Kicis (DF) – 6 meses
Carla Zambelli (SP) – 6 meses
Filipe Barros (PR) – 6 meses
Márcio Labre (RJ) – 6 meses
General Girão (RN) – 3 meses
Junio Amaral (MG) – 3 meses
Luiz Philippe de Orleans e Bragança (SP) – 3 meses

ADVERTÊNCIAS
Hélio Lopes (RJ)
Coronel Armando (SC)
Aline Sleutjes (PR)
Chris Tonietto (RJ) (Veja)

Postar um comentário

0 Comentários