Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

Doença rara faz com que mulher apague toda vez que ela sorri

                               Foto: Divulgação

O que faz a residente da cidade de Nottingham, na Inglaterra, passar por estas situações inusitadas, é uma condição neurológica muito rara conhecida como narcolepsia com cataplexia.
Na verdade, a cataplexia – perda momentânea de tônus muscular que comumente provoca a queda de seu portador, e que o mantém sem conseguir se mexer ou falar, porém acordado e consciente – é um dos sintomas da narcolepsia (impossibilidade do cérebro de regular os períodos em que a pessoa se mantém acordada ou dormindo), cuja característica principal é o sono excessivo.
Com estes dois problemas juntos, Jessica acaba tendo que dormir cerca de 13 horas por dia, e como descrito antes, “apaga” quando tem uma emoção forte, se mantendo, no entanto, ciente de tudo o que está acontecendo ao seu redor.
O início de tudo
Os problemas de Jessica Southall começaram a aparecer quando ela tinha 15 anos de idade, época em que passou a adormecer repentinamente na escola, no ônibus, no meio do jantar e até mesmo enquanto conversava com outras pessoas.
No ano seguinte, ocorreu o primeiro episódio de cataplexia, quando uma tia da então adolescente lhe contou uma piada, o que a fez rir e deixou suas mãos dormentes.
Depois disso, bastava ela ouvir algo engraçado que seu queixo já despencava sobre o peito, e dar uma risada mais forte literalmente a derrubava no chão.
A condição de Jessica – que também faz com que ela tenha sonhos vívidos (muitas vezes assustadores) e alucinações, nas quais vê figuras sombrias em seu quarto – só foi diagnosticada corretamente após meses de exames, através dos quais os médicos finalmente identificaram a narcolepsia com cataplexia.
Infelizmente, Jessica ainda sofre com os ataques ao experimentar emoções fortes, mas revelou que agora “conhece o seu corpo” – assim, quando sorri, por exemplo, ela automaticamente se apoia em alguma coisa nas suas proximidades, para que deste modo não acabe caindo quando seus músculos se enfraquecerem.
                         joseleitefilho.com.br

Postar um comentário

0 Comentários