ULTIMAS NOTICIAS

Feijão Tropeiro Engorda? Calorias e Análise


Uma receita popular em todo o Brasil, especialmente nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás, e preparada à base de ingredientes como feijão, farinha de mandioca, torresmo, linguiça, ovos, alho, cebola e temperos, será que o feijão tropeiro engorda?
Acredita-se que o nome da receita seja uma referência aos trabalhadores tropeiros, que guiavam animais no transporte de mercadorias durante o período colonial e tinham a alimentação composta por itens como toucinho, feijão, farinha, pimenta-do-reino, café, fubá e coité.
Por trás de todo o seu sabor e história, será que é verdade que o feijão tropeiro engorda? Ele atrapalha nossa dieta?
As calorias do feijão tropeiro
Vamos começar a tentar entender se o feijão tropeiro engorda conhecendo a quantidade de calorias que o prato pode apresentar.
De acordo com informações do site Fat Secret, portal que disponibilizada dados nutricionais a respeito de uma série de comidas e bebidas, uma porção de 100 g de feijão tropeiro contém 230 calorias, enquanto uma porção correspondente a uma xícara do prato é composta por 588 calorias.
Porém, vale destacar que o teor calórico do prato pode variar muito. Isso pode acontecer porque diferentes receitas do prato são feitas com diferentes marcas e quantidades de ingredientes.
Além disso, como nós não submetemos o feijão tropeiro a análises nutricionais, somente reproduzimos os dados do portal mencionado acima, esses valores servem apenas como uma estimativa.
E o que essa estimativa nos mostra? Que o modo de consumir o alimento é que vai determinar se o feijão tropeiro engorda ou não, a partir de um ponto de vista calórico.
Por exemplo, uma coisa é comer uma colher de arroz de feijão tropeiro dentro de um prato nutricionalmente equilibrado e sem exagero no número de calorias. Outra, bem diferente, é ingerir em uma única vez uma porção correspondente a uma xícara de feijão tropeiro, acompanhada de pratos pesados com frituras calóricas, por exemplo.
Portanto, para quem deseja e/ou necessita emagrecer ou pelo menos não engordar, o ideal é consumir o feijão tropeiro em porções controladas.
A farinha
Graças ao fato de ser rico em fibras, um nutriente conhecido por contribuir com a saciedade do corpo, o feijão é um alimento que pode colaborar com o emagrecimento. Isso se for consumido sabiamente, sem exageros e dentro de uma dieta saudável, controlada, nutritiva e equilibrada, obviamente.
Entretanto, a adição de ingredientes como a farinha ao feijão pode fazer com que esse auxílio mude um pouco de figura. Por exemplo, a farinha de mandioca que aparece na receita de feijão tropeiro é rica em carboidratos, e sua adição à receita aumenta a quantidade de carboidratos do prato, o que favorece a elevação do peso corporal.
Por ser rica em carboidratos e não conter fibras para estimular a saciedade do corpo, a farinha de mandioca é conhecida por contribuir com o aumento do peso, quando consumida diariamente e em grande quantidade. Por outro lado, é um alimento pouco processado que possui minerais como ferro, cálcio, magnésio e potássio que ajudam a equilibrar a refeição.
Para comer a farinha de mandioca sem engordar, limite o consumo do alimento a uma colher por dia, acompanhe o ingrediente com carnes e saladas, por serem alimentos que fornecem saciedade, e evite comer junto de alimentos ricos em gorduras como linguiça e bacon ou que sejam fontes de carboidratos simples como arroz branco, macarrão não integral e molhos à base de farinha de trigo ou maisena.
A má notícia em relação a isso é que, além da farinha de mandioca, a receita do feijão tropeiro também traz a linguiça, o que coloca o prato fora desses parâmetros.
Linguiça e torresmo
Esses ingredientes que são encontrados na receita do feijão tropeiro são embutidos, ou seja, ricos em gorduras e sódio, substâncias associadas aos problemas cardiovasculares e à hipertensão.
Além disso, colocar esses acréscimos no prato de feijão faz com que ele se torne mais calórico e gorduroso, sem contar que o consumo em excesso de sódio na alimentação está associado à retenção de líquidos no organismo, uma condição conhecida por provocar o inchaço, dando a aparência de um corpo mais volumoso.
Mais importante do que saber se o feijão tropeiro engorda
É compreender que, mesmo se a pessoa consumir o feijão tropeiro apenas uma vez ou outra em porções bem moderadas ou até mesmo excluir a receita de suas refeições, ela pode experimentar a elevação do peso corporal.
Isso porque não é um único alimento ou prato que determina se alguém engorda ou emagrece, é toda a dieta da pessoa que exerce grande influência neste sentido.
Por exemplo, vamos imaginar que essa pessoa que controla bem ou corta o seu consumo de feijão tropeiro tem o costume de jantar lanches fast food como pizza ou x-bacon durante vários dias da semana, acompanhados de refrigerantes e sorvetes. Será que ela vai emagrecer ou manter o peso ideal? Provavelmente não, não é mesmo?
O ponto a que estamos querendo chegar é que quem deseja e/ou necessita emagrecer ou ao menos não engordar precisa cuidar para que toda a dieta seja controlada, saudável, nutritiva e controlada.
Isso fica mais fácil quando se conta com o acompanhamento de um nutricionista, profissional habilitado para indicar um programa alimentar que ajude seu paciente a atingir seus objetivos, ao mesmo tempo em que não deixa de fornecer os nutrientes e a energia que o seu organismo requer para funcionar apropriadamente.
                               Fonte : www.mundoboaforma.com.br

Nenhum comentário