ULTIMAS NOTICIAS

10 Receitas com Farinha de Aveia Fit e Saudáveis


A farinha de aveia é fonte de fibras, ajuda a eliminar toxinas e contribui para a sensação de saciedade – uma vantagem para quem desejar perder peso. É um ingrediente saudável, essencial para quem tenta seguir uma alimentação mais saudável, e por isso selecionamos algumas receitas com farinha de aveia fit para sua dieta.
Além de ser uma opção mais saudável à farinha de trigo, a farinha de aveia nos fornece todos os benefícios do grão: fonte de proteína vegetal, rica em ferro, magnésio, potássio, vitaminas complexo B e cálcio. Por isso, é uma ótima opção para quem não é muito fã de aveia em flocos.

Abaixo, fizemos uma lista com 10 receitas com farinha de aveia para você experimentar na sua casa. Confira!
1. Receita de sopa cremosa com farinha de aveia

A primeira opção da nossa lista de receitas com farinha de aveia é uma sopa cremosa que vai servir para esquentar os dias mais frios do ano!

Ingredientes:

150g de farinha de aveia;
150g de creme de leite;
1,5L de leite desnatado;
Caldo de carne;
Croutons.

Modo de preparo:

Coloque o 1 litro de leite em uma panela e leve ao fogo até ferver. Dissolva o caldo de carne no leite, ou qualquer outro tempero de sua preferência. Misture a farinha de aveia com os 500ml restantes do leite e adicione ao leite fervente. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Desligue o fogo, coloque o creme de leite, mexa bem e sirva acompanhado com os croutons.
2. Receita de massa de pizza com farinha de aveia
Ingredientes:
1 copo de farinha de aveia;
180ml de leite desnatado;
120ml de óleo de coco;
1 ovo;
1 colher de sobremesa de fermento em pó;
Orégano;
Açúcar;
Sal.
Modo de preparo:
Coloque a farinha, o leite, o ovo e o leite de coco no liquidificador. Tempere com sal e oréganos a gosto, adicione uma pitada de açúcar. Bata bem, até a massa ficar homogênea. Adicione o fermento em pó e misture com uma colher, sem ligar o liquidificador. Despeje a massa em uma fôrma redonda untada e farinha. Leve para assar por 15 minutos em forno preaquecido em temperatura média.
Retire do forno, recheie do modo como desejar e retorne a pizza para o forno até gratinar. Sirva em seguida.
3. Receita de pão com farinha de aveia
Ingredientes:
2 xícaras de farinha de aveia;
1 xícara de polvilho doce;
300ml de água morna;
2 colheres de mel;
1 colher de azeite;
1 colher de fermento biológico para pães;
1 ½ colher de chá de sal.
Modo de preparo:
Em uma vasilha combine a farinha de aveia, o polvilho e o fermento. Depois que estiverem bem misturados, adicione o sal e mexa para incorporar. Acrescente 240ml (1 xícara) de água morna (não pode estar muito quente, para não matar o fermento), o mel e o azeite. Mexa bem e deixe descansar por 10 minutos. Adicione os 60ml restantes de água e mexa. Despeje a massa em uma fôrma untada e deixe descansando até ela crescer e chegar ao topo da fôrma.
Coloque para assar em forno pré-aquecido a 180°C por, aproximadamente, 40 minutos. Retire do forno e deixe o pão esfriando sem desenformar. Quando a fôrma estiver fria, desenforme o pão e espere ele terminar de esfriar totalmente antes de cortá-lo.
4. Receita de cookies com farinha de aveia
Ingredientes:
40g de gotas de chocolate amargo;
1 xícara de farinha de aveia;
1 xicara de farelo de aveia;
½ xícara de aveia em flocos;
2 colheres de pasta de amendoim;
2 colheres de óleo de coco;
3 colheres de açúcar mascavo;
1 colher de linhaça;
1 ovo;
1 clara.
Modo de preparo:
Comece misturando o ovo, a clara e o óleo de coco em uma vasilha. Adicione a linhaça, a pasta de amendoim, o açúcar, a aveia em flocos, a farinha e o farelo. Misture bem. Leve a massa à geladeira por 30 minutos. Para moldar os cookies, faça bolinhas com a massa, coloque-as em uma fôrma e achate-as levemente com a palma da mão. Craveje os biscoitos com as gotas de chocolate e leve para assar. Asse por 15 a 20 minutos, em forno com temperatura média.
5. Receita de torta de limão com farinha de aveia
Ingredientes:
Massa
1 ½ xícara de farinha de aveia;
2 colheres de manteiga ghee;
2 colheres sementes de linhaça;
1 colheres de melado de cana;
Sal.
Recheio
60ml de suco de limão;
1 ½ xícara de castanhas de caju trituradas;
½ xícara de melado de cana;
1 colher de chá de essência de baunilha;
Raspas de limão;
Folhas de hortelã.
Modo de preparo:
Para fazer a massa, junte todos os ingredientes em uma vasilha e adicione uma pitada de sal. Misture bem e abra a massa em uma assadeira redonda. Antes de colocar para assar, fure a massa com um garfo, para que ela não inche. Asse em forno com temperatura média por 15 minutos. Enquanto a massa está no forno, prepare o recheio: coloque o melado, o suco de limão, as castanhas e a baunilha no liquidificador e bata até virar um creme uniforme.
Desenforme a massa com a ajuda de um prato e preencha com o creme de limão. Decore com folhinhas de hortelã e a as rapas de limão.
6. Receita de panqueca doce com farinha de aveia
Ingredientes:
5 colheres de farinha de aveia;
4 colheres de leite desnatado;
2 ovos;
1 banana;
¼ colher de fermento em pó;
Canela.
Modo de preparo:
Misture a farinha com os ovos, a canela e o fermento em uma vasilha. Acrescente a banana amassada e misture. Unte uma frigideira com um pouco de manteiga e quando estiver aquecida, coloque uma concha da massa. Tampe a frigideira, deixe cozinhar e quando as bordas estiverem douradas, vire a panqueca para fritar o outro lado. Repita, até a massa acabar. Sirva as panquecas com mel, geleia, calda de chocolate ou outra cobertura de sua preferência.
7. Receita de bolo de laranja com farinha de aveia
Ingredientes:
Massa
2 xícaras de farinha de aveia;
2 xícaras de açúcar mascavo;
1 xícara de suco de laranja;
200g de manteiga sem sal;
3 gemas;
3 claras;
1 colher de sobremesa de fermento em pó.
Calda
½ xícara de suco de laranja;
1 colher de açúcar mascavo.
Modo de preparo:
Com uma batedeira, bata as gemas, o açúcar e a manteiga. Adicione a farinha de aveia, o suco da laranja, as claras batidas em neve e o fermento. Bata novamente até a massa ficar homogênea. Despeje a massa em uma fôrma untada eleve para assar durante 1 hora em forno preaquecido a 200°C. Par fazer a calda, coloque o suco de laranja e o açúcar em uma panela, cozinhe em fogo médio e deixe ferver por 3 minutos. Quando o bolo estiver pronto, desenforme-o, cubra com a calda e sirva!
8. Receita de frango empanado com farinha de aveia
Ingredientes:
2 bifes de frangos;
Farinha de aveia;
1 colher de farinha de linhaça;
1 ovo.
Modo de preparo:
Prepare os bifes de frango da forma como preferir e corte-os em pequenas tirinhas. Separe duas vasilhas: uma com o ovo batido e a segunda com a farinha de aveia (em maior quantidade) misturada com a colher de farinha de linhaça. Passe as tiras do frango no ovo e depois nas farinhas. Aqueça uma frigideira com um pouco de azeite e grelhe os frangos empanados até dourarem.
9. Receita de almôndegas de carne com farinha de aveia
A última opção dentre as receitas com farinha de aveia é a almôndega de carne, na qual usamos a farinha para dar liga.
Ingredientes:
3 colheres de farinha de aveia;
500g de carne moída;
1 ovo;
½ cebola;
Salsinha;
Cebolinha;
Pimenta-do-reino;
Sal.
Modo de preparo:
Misture a carne moída com o ovo, a cebola picada e a farinha de aveia. Adicione salsinha e cebolinha picadas e tempere com pimenta e sal a gosto. Modele as almôndegas e leve ao forno por 20 minutos a 180°C. Sirva acompanhadas com molho de tomate.
                                    Fonte : www.mundoboaforma.com.br

Nenhum comentário