Header Ads

ULTIMAS NOTICIAS

Coletor menstrual é seguro? Estudo desvenda


A revista The Lancet Public Health publicou na última terça-feira (16) uma revisão de 43 estudos sobre coletor menstrual e chegou a conclusão que é necessário prática e apoio moral das amigas para que 70% das mulheres continuem usando o objeto.

Foram recolhidos dados de 3.300 mulheres jovens e adultas para identificar se o coletor de fato é seguro para a saúde feminina. O resultado foi positivo e, além disso, mostrou que também protege contra vazamentos - ainda mais se comparado ao absorvente descartável.
De acordo com Penelope Phillips-Howard, principal autora do estudo, poucos estudos científicos fazem a comparação da eficácia e segurança de produtos usados por mulheres durante o período menstrual.
A pesquisa identificou que o coletor não aumenta a probabilidade de infecções. Houve cinco casos avaliados com síndrome do choque tóxico (SCT), infecção provocada pelo uso prolongado de absorvente interno. Entretanto, não existe um número oficial sobre casos como esse. Por isso, os pesquisadores não conseguiram comparar o índice de SCT com outros métodos.
A conclusão do estudo é que o copinho se mostrou uma ótima opção para a saúde das mulheres, para o meio ambiente e com um custo mais barato.
O que é coletor menstrual?
Coletor menstrual é um recipiente utilizado para recolher o sangue menstrual. Ele tem forma de copo de silicone maleável, que é colocado dentro da vagina. O coletor menstrual substitui os absorventes - sejam internos ou externos - e sua capacidade é maior que a dos absorventes internos. Apesar de só terem chegado recentemente no mercado brasileiro, o coletor menstrual existe há quase 80 anos. Saiba como usar, limpar e conservar o coletor menstrual, clicando aqui!

Nenhum comentário