Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

Importância das Nascentes



As nascentes e seu entorno desempenham importantes serviços ambientais para o bem-estar humano, porque fornecem e conservam a água, regulam o microclima e controlam desastres naturais, além de serem importantes locais de refúgio, alimentação e reprodução de animais silvestres.
Abílio de MoraesÁgua, um bem essencial à vida

Nascente do Parque Massairo OkamuraAndré Pansonato
As nascentes têm importante papel ambiental: além de fornecerem água para os córregos e rios que abastecem toda a cidade, elas também são fonte de vida para outros organismos. Para que as nascentes continuem vivas, é necessário cuidar de seu entorno, considerado legalmente como uma Área de Preservação Permanente (APP).
Nascentes e córregos urbanos recebem constantemente lixo e esgoto, com isso, vários organismos presentes nesses ambientes não conseguem sobreviver ou não desenvolvem seu papel ecológico.

Nascente urbana pontual

A população é diretamente afetada pela poluição das águas. O aumento de casos de doenças, a diminuição da oferta de água e de locais para atividades de recreação e lazer são alguns dos prejuízos gerados pela poluição, além dos elevados gastos financeiros para tratar a água.

Nascente preservada em Cuiabá, MT.

Postar um comentário

0 Comentários