Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Cachos gigantes de uvas em Israel! Mais uma prova que a Bíblia é verdadeira?




Será verdade que cachos de uvas gigantes que teriam nascido em Israel estariam comprovando que passagens da Bíblia são reais? descubra a verdade aqui no E-farsas!

Desde a primeira semana de janeiro de 2019, vem sendo compartilhada uma imagem no Facebook referente a “cachos de uvas gigantes“, em Israel. O texto que acompanha a imagem diz: “Olha o tamanho dos cachos de uvas em Israel. Mais uma prova que a Bíblia é verdadeira, quando relata que eram precisos dois homens para carregarem um cacho de uvas da terra prometida“. Em um outro texto, dessa vez da própria publicação, é possível ler: “Essas uvas são das terras de Israel.. Deus tem o melhor para seus filhos.. Deus preparou um novo tempo para você..e para o nosso Brasil“.

Entretanto, será mesmo que a imagem mostra “cachos de uvas gigantes” em Israel? Essa seria mais uma prova que a Bíblia é verdadeira? Bem, é justamente isso que vocês irão descobrir a partir de agora.

PUBLICIDADE


Captura de tela mostrando uma das publicações que foram feitas recentemente no Facebook, e que já alcançou cerca de 14 mil compartilhamentos
A Referência Bíblica Atribuída a Imagem

Existe uma referência bíblica no texto que acompanha a imagem. A referência se encontra no Livro dos Números (Números 13:23), o quarto dos cinco livros da Torá, a primeira seção da Bíblia hebraica, e do Antigo Testamento Cristão. Este livro marca o final da história do êxodo de Israel da opressão no Egito Antigo e sua viagem para conquistar a terra prometida por Deus a Abraão.

Assim sendo, Números conclui narrativas iniciadas no Gênesis e elaboradas no Livro do Êxodo e no Levítico: Deus havia prometido aos israelitas, que eles seriam grandes (ou seja, seriam numerosos), que eles teriam uma relação especial com Javé, seu Deus, e que eles conquistariam a terra de Canaã.

Diz a passagem:
“Quando chegaram ao vale de Escol, cortaram um ramo do qual pendia um único cacho de uvas. Dois deles carregaram o cacho, pendurado numa vara. Colheram também romãs e figos“

Ilustração chamada “O retorno dos espiões para a terra prometida” criada pelo pintor e ilustrador francês Gustave Doré

Até hoje há muita discussão, principalmente no âmbito religioso e filosófico, sobre o tamanho desse tal único cacho de uvas, que seria necessário dois homens para carregá-lo (embora, curiosamente, não seja dito que ele é pesado ou gigante). Uma vez que as uvas foram as primeiras frutas a serem plantadas após a Grande Inundação, e da região de Canaã ter sido uma das primeiras produtoras de vinho, é possível que as uvas fossem um símbolo da promessa de Deus sobre a terra prometida ao povo hebreu. Um símbolo de prosperidade, fartura, pujança.

Essa talvez seja a principal razão de vermos procissões em festivais, onde aparecem dois ou mais homens e até mesmo crianças carregando uma espécie de “cacho único de uvas” (embora composto por inúmeros cachos individuais), pendurado em uma vara ou tronco de madeira. Apesar de não termos como saber o real tamanho do cacho mencionado no Livro dos Números, que poderia ser até maior do que temos hoje em dia nos supermercados, muito dificilmente teria qualquer semelhança com aquilo que vemos na imagem divulgada no Facebook.
Verdadeiro ou Falso? A Realidade Por Trás da Foto à Esquerda!

Conforme vocês podem perceber, a imagem divulgada no Facebook é composta por duas fotos. Enquanto muitas pessoas alegaram que ambas se tratam de montagem, outras alegam que os tais “cachos gigantes” nada mais são do que um agrupamento de cachos menores. de uva Nesse ponto, podemos dizer que ambas as fotos são verdadeiras, mas não se tratam de cachos gigantes de uvas, e nem mesmo foram tiradas em Israel. Para tentar entender melhor essa situação, vamos analisar as fotos separadamente. Vamos começar pela foto à esquerda.

A foto em que uma mulher vestindo uma blusa preta aparece abraçando, aquilo que para muitos seria um “cacho gigante de uvas”, foi tirada em um festival chamado “Донская лоза” (“Donskaya Loza”, oficialmente chamado de “Festival Etnográfico Regional de Donskaya Loza“).

Mapa contendo as atrações do festival “Донская лоза”, que no ano passado foi realizado no dia 29 de setembro.

Esse festival é realizado há 11 anos, ou seja, desde 2008. O evento acontece todos os anos, no último sábado do mês de setembro, na Fazenda Puhlyakovsky. É basicamente um festival dedicado ao vinho, que conta com o apoio do Museu Reserva Etnográfico Razdorsky, e com a participação de vinícolas da região de Rostov, uma cidade localizada no sul da Rússia, nas margens do rio Don, um dos maiores rios do país. O festival, que atrai mais de 20 mil pessoas todos os anos, também conta com a apresentação de grupos folclóricos locais, degustação de vinho, e feira de artesanato.
Ao pesquisarmos as fotos, que foram tiradas ao longo de todos esses anos, reparem bem em algumas delas:

Foto tirada no Festival Etnográfico Regional de Donskaya Loza, em 2017

Foto tirada no Festival Etnográfico Regional de Donskaya Loza, em 2013

Foto tirada no Festival Etnográfico Regional de Donskaya Loza, em 2013 (Reprodução)

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

Agora reparem em uma série de semelhanças em relação ao local em que essa estrutura geralmente é montada:

Análise da foto à esquerda da imagem divulgada no Facebook

Na placa acima da estrutura montada, a partir de inúmeros cachos de uvas individuais, é possível ler a seguinte expressão: “Пухляковский техникум” (“Escola Técnica de Pukhlyakovskiy“), que é uma instituição de ensino local voltada mais para a agricultura e a indústria. Já na foto tirada em 26 de setembro de 2015, é possível ler que a estrutura inteira pesaria cerca de 120 quilos.

Especificamente, em relação a foto da mulher de blusa preta, é difícil cravar quando ela foi tirada, mas estimamos que a foto tenha sido tirada entre os anos de 2013 e 2015. De qualquer forma, a foto não representa um único cacho gigante de uvas, e nem foi tirada em Israel.
Verdadeiro ou Falso? A Realidade Por Trás da Foto à Direita!

A segunda foto, à direita na imagem, é um pouco mais complicada, visto que a absoluta maioria dos sites na internet não dizem exatamente onde a foto foi tirada. Aliás, fotos semelhantes possuem uma péssima resolução, dificultando a leitura de alguns elementos presentes na foto. No entanto, encontramos uma versão com melhor definição, no fórum de discussão “BGlife.ru”.


Foto à direita da imagem divulgada no Facebook

Na foto acima podemos notar dois detalhes, que nos indicam que a foto não teria sido tirada em Israel:
Uma marca d’água referente ao antigo logo da rede social russa “Одноклассники“ (Odnoklassniki ou OK.ru), denotando que a foto provavelmente foi divulgada em território russo, antes de junho de 2011.
Um placa, aparentemente de madeira, na parte superior da foto, com os seguintes dizeres em romeno: “Cine rămâne în Mine şi în cine rămân Eu aduce mult rod. Ioan 15:5“. Esse é um trecho de uma passagem da Bíblia, João 15:5, que diz: “Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto“. Tal passagem é explicada pelo site “Simplesmente Cristão“.

Nada indica que a foto tenha sido tirada em Israel, visto que todo o conjunto probatório aponta que teria sido tirada em 2009, em algum país do Leste Europeu. Provavelmente a Romênia ou até mesmo a Rússia. Além disso, a foto não mostra um único cacho de uvas, mas inúmeros cachos de uvas aglomerados em uma única estrutura montada artificialmente. Atrás do homem presente na foto também podemos ver uma estrutura semelhante feita com cachos de uvas brancas.

É muito interessante notar, que tais estruturas contendo dezenas de cachos de uvas individuais geralmente são montadas tão somente para exibição em feiras agrícolas ou festivais dedicados ao vinho em diversos países no mundo. Temos, como exemplo, uma estrutura semelhante montada na Feira Agroindustrial de Kuban, na Rússia, em 2014, outra na República Tcheca, entre muitas outras que são montadas em festivais espalhados pela França, devido ao lançamento do vinho Beaujolais Nouveau, que são realizados anualmente, na terceira quinta-feira de Novembro.

É muito interessante notar, que tais estruturas contendo dezenas de cachos de uvas individuais geralmente são montadas tão somente para exibição em feiras agrícolas ou festivais dedicados ao vinho em diversos países no mundo. Temos, como exemplo, uma estrutura semelhante montada na Feira Agroindustrial de Kuban, na Rússia, em 2014…

…entre muitas outras que são montadas em festivais espalhados pela França, devido ao lançamento do vinho Beaujolais Nouveau, realizados anualmente, na terceira quinta-feira de Novembro.
Qual o Maior Cacho de Uvas já Registrado Até Hoje?

De acordo com o “Guinness Book” (O Livro dos Recordes), o maior cacho de uvas do mundo foi cultivado por uma empresa chilena chamada Bozzolo Y Perut Ltda., em 1984. O cacho pesava cerca de 9,4 quilos. Contudo, essa história pode mudar. Isso porque, no ano passado, foi apresentado um único cacho de uvas, que pesaria 10 quilos e 180 gramas.

Esse cacho teria saído da propriedade do agricultor Sebastián Gómez Falcón, morador de Los Palacios, uma cidade ao sul de Sevilha, na Espanha. A empresa “Ferm O Feed”, responsável pela produção do fertilizante utilizado por Sebastián, fez questão de expor em sua conta no Twitter o que seria o novo recorde do maior cacho de uvas do mundo. Até o momento, no entanto, não há nenhuma confirmação oficial por parte do Guinness Book.
Esse cacho de uvas teria saído da propriedade do agricultor Sebastián Gómez Falcón, morador de Los Palacios, uma cidade ao sul de Sevilha, na Espanha.
Conclusão
Apesar das fotos serem verdadeiras, ou seja, não terem sofrido qualquer tipo de manipulação digital, elas não foram tiradas em Israel e não representam um único cacho gigante de uvas, visto que as estruturas são artificialmente montadas a partir de inúmeros pequenos cachos individuais. Tais estruturas são comumente colocadas em exibição em festivais ou feiras agrícolas ao redor do mundo. Além disso, temos a foto do que seria o maior cacho de uvas do mundo já registrado até hoje. O cacho pesaria cerca de 10 quilos, porém seu tamanho é muito menor do que vemos nas fotos divulgadas no Facebook.


Postar um comentário

0 Comentários