Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

Anatel passa a notificar donos de celulares piratas de mais 15 estados






Em mais 15 estados brasileiros, donos de celulares piratas novos começaram nesta segunda (7) a receber uma notificação de que o aparelho vai ser bloqueado.

Não é difícil encontrar a venda celulares ou peças de celulares desmanchados, que ninguém sabe de onde vieram. Nas “feiras do rolo”, tem de tudo, menos certificação. Além de alimentar as redes de criminosos, um aparelho comprado assim pode virar uma encrenca.
“O primeiro risco é com relação à qualidade do aparelho, uma vez que eles usam componentes de uma baixa qualidade. O segundo item é com relação à duração da bateria e também à própria qualidade da bateria, que pode eventualmente explodir. E um terceiro ponto é com relação à segurança do aparelho e vai comprometer certamente os dados do usuário”, explicou Hélio Oyama, especialista em telecomunicações.
A Denise já comprou um celular pirata e se arrependeu: “a durabilidade não é igual ao do original mesmo”. Só no estado de São Paulo, nos últimos dois anos, mais de 700 mil aparelhos foram roubados. Dados da Receita Federal mostram que o valor dos celulares apreendidos em 2018, em todo o país, chegou a R$ 45 milhões. Por isso, a Anatel resolveu bloquear aparelhos irregulares.
“Espera-se desestimular e coibir o furto, ou o contrabando ou a falsificação ou adulteração do aparelho móvel celular, contribuindo tanto para a segurança pública quanto para a segurança do próprio consumidor, no manuseio do seu aparelho móvel celular”, afirmou Leonardo Euler de Morais, presidente da Anatel.
O dono do celular irregular recebe via SMS, no próprio aparelho, três mensagens ao longo de 75 dias e um último alerta na véspera do bloqueio. As mensagens, enviadas sempre pelo número 28-28, avisam que o aparelho deixará de funcionar.
Os bloqueios começaram em maio, em Goiás e no Distrito Federal. Em dezembro, em outros dez estados. A partir desta segunda, começam a ser avisados do bloqueio os consumidores que faltavam: de São Paulo, Minas Gerais, do Nordeste e mais quatro estados.
Os bloqueios só valem para celulares comprados a partir de agora. Mais de cem mil aparelhos irregulares já foram excluídos da rede. O melhor mesmo é comprar em lugares de confiança.



Postar um comentário

0 Comentários