Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

Vídeo INÉDITO recém-publicado mostra lado NUNCA VISTO do dia da morte de SENNA



Ayrton Senna leva sua Williams ao grid durante volta de instalação em Imola (YouTube/Reprodução)

Não é todo dia que a gente vê cenas inéditas de um evento ocorrido duas décadas atrás. Mas a história é esta: um fã que assistiu ao GP de San Marino de 1994 da arquibancada resolveu digitalizar e publicar suas filmagens em Imola no YouTube.


THOMAS GRONVOLD ASSISTIU À PROVA DA ARQUIBANCADA DA RETA DOS BOXES DE IMOLA E FEZ UMA SÉRIE DE GRAVAÇÕES AMADORAS APARENTEMENTE DESPRETENSIOSAS, AS QUAIS, 22 ANOS DEPOIS, ADQUIRIRAM VALOR HISTÓRICO INESTIMÁVEL. O VÍDEO FOI DIVULGADO PELO BLOG INGLÊS WTF1.


Como muitos sabem, aconteceram três grandes acidentes naquele fim de semana (nenhum dos quais registrados pelo cinegrafista). Além da batida de Ayrton Senna na Tamburello, Rubens Barrichello capotou na Variante Bassa, pouco antes da entrada dos boxes, e Roland Ratzenberger morreu após passar reto na curva Villeneuve.


No vídeo de Gronvold, é possível ver a Simtek do austríaco abrir a sua última volta. Em seguida, o helicóptero médico decola com o piloto em direção a Bolonha, e os restos de seu carro podem ser vistos sendo rebocados.

O mais interessante do vídeo, porém, são os episódios menos conhecidos daquele fim de semana. Logo na largada, Pedro Lamy bate forte contra a Benetton de JJ Lehto, que havia ficado parada no grid. Ambos os pilotos saem sem ferimentos —e Lehto é aplaudido pelos torcedores.

Instantes depois, após a bandeira vermelha ser agitada por conta do acidente de Senna, a câmera capta Gerhard Berger correndo em direção aos boxes da Ferrari. Ele conversa, preocupado, com um engenheiro, talvez recebendo notícias sobre seu ex-companheiro de equipe. Berger abandonaria a prova a tempo de ver Senna no hospital antes do anúncio de óbito.

Há ainda um outro evento trágico daquele 1º de maio: de repente, paramédicos atravessam os boxes de Imola carregando uma maca. Pouco antes, um pneu do carro de Michele Alboreto havia se soltado, ferindo alguns dos mecânicos.

Nada impressiona mais, porém, do que a festa dos torcedores pela vitória de Michael Schumacher (na verdade, os italianos devem ter comemorado mais o segundo lugar do ferrarista Nicola Larini). O próprio autor do vídeo trata de explicar: apesar de algumas informações esparsas dadas pela narração do circuito interno, nenhum torcedor havia sido informado da morte de Senna. Nem os fãs, nem os pilotos no pódio.

Na última quarta, Gronvold publicou uma segunda parte de suas filmagens, bastante prosaicas, do dia anterior à corrida. Um belo contraponto, talvez, a um dos fins de semana mais tensos da história da categoria.

Postar um comentário

0 Comentários