Ultimas Noticias

Reflorestamento: Qual a importância?




O desmatamento excessivo das florestas de nosso país é algo bastante preocupante, e um tema que gera muita polêmica. Podemos dizer que os agricultores são um dos principais responsáveis por esse grande desmatamento, porém, sem o trabalho deles, não teríamos alimentos para suprir nossas necessidades. Por isso a polêmica nesse tema.

Para tentar amenizar os danos causados ao meio ambiente pelo fato de muito plantio ou desmatamento, existem empresas/agricultores que optam por fazer o reflorestamento. 

Mas, o que é reflorestamento?

É uma ação que tem por objetivo o plantio de árvores em áreas que foram desmatadas (ou por causas naturais como queimadas) ou pelo homem, (que é o caso de plantações, e exploração de madeira). Porém, existem dois tipos de reflorestamento. Aquele que se dá por conscientização em ajudar o meio ambiente, ou aquele com fins lucrativos, como é o caso de plantações de eucalipto. 

Mas, qual a importância do reflorestamento?

Além de ajudar de maneira bastante significativa o meio ambiente, ele pode recuperar áreas com algumas espécies nativas, o que ajuda muito a natureza nas áreas que já foram desmatadas. Além disso, o reflorestamento pode ajudar para que não ocorram deslizamentos de terra. Ou seja, o reflorestamento é uma atitude boa, que só traz benefícios ao meio ambiente, diferentemente do desmatamento, que desregula ecossistemas e traz prejuízos.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário