Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

Alunos do SESC realizam visita às ruínas da Igreja de Alagoinhas Velha


Cerca de 42 alunos de 3 turmas do SESC participaram, na manhã desta quarta-feira (31), de uma visita guiada pelo pesquisador e coordenador da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Robério Pimenta.

A ação faz parte do projeto “Conhecendo a Nossa Cidade”, idealizado por educadores do SESC para alunos da Educação Infantil, e contou com a parceria da Secretaria de Cultura, que contribuiu para a realização da visita guiada com o pesquisador.
“Falamos um pouco sobre a história da cidade, até onde os documentos nos levam. Falamos sobre a Fonte dos Padres, onde tudo começou, e sobre a igreja inacabada. Abordamos também a importância da preservação do patrimônio histórico-cultural e o objetivo é fazer com que as crianças entendam a importância dessa igreja como identidade e memória da nossa Alagoinhas. Esse contato com espaços da história e da memória da cidade são muito importantes. Se a criança sabe da história da sua cidade, no sentido de preservar, é muito bacana. A partir do momento em que a gente conhece, a gente valoriza, a gente preserva”, pontuou Robério Pimenta.
Segundo ele, qualquer pessoa pode visitar a ruína da Igreja de Alagoinhas Velha, que nunca chegou a ser concluída, por conta da chegada da estrada de ferro no século XIX.
Robério Pimenta enfatizou que os espaços de preservação da memória estão abertos tanto para pesquisadores quanto para visitantes e ressaltou a importância de fomentar não apenas o turismo, mas de valorizar o patrimônio histórico.

Para a professora Silvane Cardoso Costa, do SESC, a experiência fora da sala de aula proporcionou, às crianças, novas formas de aprendizagem. “Entramos em contato com a SECET para que os alunos pudessem conhecer as ruínas, vivenciar esse contato, da história que eles conheciam apenas em sala de aula. É importante que eles saibam preservar e que entendam que isso faz parte da nossa história, para saber como tudo começou na nossa cidade”, afirmou.
Além da Igreja inacabada, a previsão é de que as turmas do SESC organizem também uma visita à Praça Rui Barbosa.
De acordo com a SECET, o espaço para visitação da Igreja inacabada fica aberto das 8h às 11h e das 14h às 17h.
Qualquer escola do município pode entrar em contato com a secretaria para agendar visitas guiadas.

Postar um comentário

0 Comentários