Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

Você conhece a Moringa Oleífera?

A moringa oleífera é originária da Índia e é um alimento super nutritivo que oferece muitas vitaminas e minerais para o nosso corpo. Várias partes desta planta podem ser utilizadas na alimentação de humanos e animais, como: folhas frescas e secas, farinha, óleo das sementes, pó das folhas, flores frescas e secas e a raiz.
É uma das espécies mais conhecidas e mais amplamente distribuídas da família monogênica Moringaceae. A árvore varia em altura de 5 a 10m e é encontrada selvagem e cultivada em todas as planícies, especialmente em cercas vivas e em quintais, cresce muito bem sob o clima tropical e é abundante no leito de rios arenoso dos rios e córregos. A moringa oleífera tolera uma ampla gama de chuvas com exigências de precipitação mínima anual estimadas em 250 mm e máxima em mais de 3000 mm.


Benefícios da Moringa Oleífera
Combate desnutrição e anemia, reduz o colesterol, pode baixar os níveis de glicose, fortalece os ossos e músculos, pode ajudar as articulações com nutrientes anti-inflamatórios, ativar as funções cerebrais e trazer mais energia.
A combinação da presença de diuréticos juntamente com os componentes lipídicos e de redução da pressão arterial tornam a moringa oleífera altamente útil em doenças cardiovasculares.
Os extratos aquosos e alcoólicos de flores de moringa oleífera também mostraram ter um efeito hepatoprotetor significativo, ou seja, muito benéfico para o fígado, o que pode ser devido à presença de quercetina, um flavonoide bem conhecido com atividade hepato-protetora.
As raízes de moringa oleífera têm atividade antibacteriana e são relatadas como ricas em agentes antimicrobianos. Estes efeitos são relatados para conter um princípio antibiótico ativo, a pterigospermina, que tem poderosos efeitos antibacterianos e fungicidas.
Moringa Oleífera e Hipertiroidismo : Extratos aquosos de folhas de Moringa oleífera regularam o hormônio tireoidiano e podem ser usados ​​para tratar o hipertireoidismo, além de exibirem efeito antioxidante.
Composição

As folhas de Moringa oleifera têm todos os aminoácidos essenciais, gorduras benéficas e óleos ômega. Moringa tem quantidades ricas de cálcio, ferro e muitos outros minerais vitais, bem como uma grande variedade e grandes quantidades de vitaminas, antioxidantes e sustâncias anti-inflamatórias, mas muito poucas calorias anexadas.

Vitaminas presentes: A, B (tiamina, riboflavina, niacina), C, E, e beta caroteno.



Minerais presentes: Cromo, Cobre, Fósforo, Ferro, Magnésio, Manganês, Potássio, Selênio e Zinco.
Forma de Consumo da Moringa Oleífera

Este alimento pode ser utilizado na forma de chá, misturado com sucos, refogados e pode ser incluído em várias receitas de massas, sopas e tapiocas.
Chá de Moringa Oleífera
O chá das folhas é a forma mais utilizada. O destaque fica mesmo por conta de seu combo de fitoquímicos, formado por substâncias muito bem-vindas na prevenção e no tratamento complementar de inflamações e de doenças crônicas ou autoimunes.
Quanto ao preparo, é semelhante ao de outras infusões: uma colher (sopa) da planta seca para um litro de água. Em seguida, é só ferver por até cinco minutos e deixar esfriar um pouco antes de beber. Tome no máximo 2 xícaras do chá por dia.

Postar um comentário

0 Comentários