Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

Temer praticamente acaba com Fies, e brasileiros se afastam da universidade




Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) celebrou 170.905 novos contratos de financiamento de cursos de graduação em universidades particulares brasileiras em 2017, sendo o número mais baixo em seis anos, de acordo com dados obtidos pelo G1. O total representa a soma dos contratos fechados no primeiro e no segundo semestres.

A baixa é consequência das mudanças e das restrições pelo qual o programa passou desde 2015. Nos últimos oito anos, o Fies celebrou 2.419.748 contratos de financiamento, segundo os dados – 50,1% deles apenas nos anos de 2013 e 2014. À época desta mudança, o então ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, afirmou que "o Fies é para os estudantes que são mais pobres e precisam de financiamento".
"Em primeiro lugar nós adotamos um patamar diferente, não é mais até 20 salários mínimos, não é mais até R$ 14 mil, R$ 15 mil de renda familiar que tem direito ao Fies, são valores mais baixos, mas que ainda atingem muitas pessoas", disse ele em junho de 2015.

A partir daquele ano os requisitos para participar se tornaram mais rígidos, como um teto menor da renda per capita e a priorização de estudantes de cursos e regiões específicas do Brasil.

O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e/ou em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.

Postar um comentário

0 Comentários