Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Lula convoca militantes para 'luta' e praticamente se lança como candidato à presidência



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve na abertura do 33º congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, nesta quinta-feira (12). O petista discursou para a multidão e muitas das suas palavras chamaram a atenção: ele se autodeclarou como "candidato", pediu para que os militantes se preparassem para a luta e afirmou que é necessário que o povo aprenda a pressionar os senadores e deputados na "casa deles".

O ex-presidente, durante seu discurso, afirmou que o povo precisa se preparar para lutar "ainda esse ano". Ele ainda questionou à multidão: "Quem é que vai tirar o país da lama?". A resposta veio de imediato da multidão: "Lula, Lula". A intenção do ex-presidente era fazer uma pergunta retórica apontando que o povo é quem deve lutar pelo país, porém, não foi bem compreendido por quem o acompanhava.

O petista não esqueceu Michel Temer, o quão chamou de "golpista". Lula criticou Temer afirmando que ele contou uma "mentira desvairada" ao povo. Afirmou que o peemedebista não tem nenhuma credibilidade porque não teve nenhum voto. Acrescentou ainda que quem quer ser presidente tem que ir as ruas, pedir e receber o voto do povo, disputar uma eleição. E completou: "Tenho 71 aos e pareço um jovem de 30. Quem acha que vai me proibir de fazer as coisas, pode se preparar que eu vou voltar andar este País para fazer as coisas importantes".


O ex-presidente voltou a ser questionado sobre uma possível candidatura à presidência da República em 2018. Lula alertou aqueles que não acreditam em sua volta: "Se cuidem, porque seu eu voltar para ser candidato à presidente da República é pra fazer mais do que fizemos". E completou: "Não deram um golpe para fazer melhor do que nós, e sim para destruir o que fizemos. Estão destruindo o país que nós começamos a construir.". O petista ainda lamentou afirmando que quando deixou a presidência não imaginava ainda ver jovens pedindo esmola nas ruas porque estavam passado fome.

Uma estratégia que está sendo adotada por parte do diretório nacional do partido é que Lula caminhe por boa parte do Brasil para reconstruir a imagem do PT. Alguns ainda querem que o ex-presidente lance seu nome como candidato para 2018 oficialmente o mais rápido possível. Na quarta-feira (11), em Salvador, o ex-presidente também discursou e afirmou que é necessário um novo pleito eleitoral em 2017. Lula também disse que o PT não pode ter vergonha de adotar e apoiar essa medida.
Pressão

O petista também tentou "ensinar" aos militantes que o ouviam como pressionar os parlamentares brasileiros: "É preciso aprender a fazer pressão no deputado e no senador na porta da casa dele. É preciso cobrar o deputado onde ele tem medo de perder voto, não é aqui no Congresso. Aqui vocês apanham do lado de fora e eles nem percebem o que aconteceu".

E por falar em protestos, um pequeno grupo tentou protestar durante a fala de Lula, mas logo foi abafado pela multidão que gritava o nome do ex-presidente.

Postar um comentário

0 Comentários