O Colégio Municipal Professora Marlene Santos fica na região da Muquiba, Zona Rural de São Miguel das Matas.
O Colégio Municipal Professora Marlene Santos, na localidade da Muquiba, Zona Rural de São Miguel das Matas, realizou uma palestra e mobilização nesta sexta - feira (13) com temáticas sobre Drogas, Violência e Sexualidade na Adolescência abordando uma reflexão acerca do Projeto Interdisciplinar - “Diga sim à vida”.
O objetivo do projeto foi de refletir sobre o trabalho em conjunto de valores e padrões comportamentais que levam em conta a preservação da vida, da saúde e da integridade física, moral e intelectual.
A palestra surgiu da necessidade concreta em trabalhar sobre as drogas, prevenção, violência e sexualidade e de adquirir mais informações sobre os temas. Pois é importante que aos alunos fiquem atentos sobre os malefícios do vício da droga, violência e da prática sexual de forma irresponsável, levando-os a entender que tais atos praticados tem trazidos grandes influencias negativas na sua vida social.
A adolescência é um momento em que a pessoa enfrenta limitações e frustrações. Falar sobre droga, violência e sexualidade, não basta. É preciso mostrar que a droga é algo que prejudica a saúde do indivíduo como um todo e gera a violência, seja ela, física ou sexual.
A ação preventiva tem também como justificativa o diagnóstico da situação de risco da comunidade escolar, que apresenta um percentual de pessoas envolvidas com o uso do álcool, tabaco, bem como diversas drogas. Outros temas abordados é o da sexualidade e a violência que é inerente à vida humana, e deve ser abordado para que os jovens tenham mais consciência de seus atos e dos seus direitos sexuais reprodutivos e exerçam sua sexualidade plenamente e de forma responsável.
O encontro foi organizado pela direção, vice – direção, coordenação pedagógica e professores e que tem como equipe: Diretora: Agna Pereira Bastos, Vice – diretora: Luciene Cirqueira, Coordenadora Pedagógica (6º ao 9º Ano): Terezinha Almeida e Coordenadora Pedagógica (Ed. Infantil, 1º ao 5º Ano): Leilane Pindombeira.
0 Comentários