O começo de agosto terá dias de extremo calor em alguns estados brasileiros. A temperatura passa dos 30ºC no Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos. As informações são da MetSul Meteorologia.
O que aconteceu
Aquecimento nos próximos dias será acentuado no Centro-Sul. Temperaturas acima da média para o mês também serão registradas no Rio Grande do Sul, onde o frio costuma ser a condição dominante nessa época do ano. O estado terá máximas de até 10ºC ou mais acima do que é normal no começo de agosto.
Corrente de vento traz ar quente. Uma corrente de jato em baixos níveis, uma espécie de corredor de vento a cerca de 1.500 metros de altitude, vai atuar na segunda metade da semana, com ingresso significativo de ar quente.
Até 40ºC no Centro-Oeste. A primeira semana de agosto será excessivamente quente no Centro-Oeste do Brasil. O calor será muito intenso, principalmente na capital do Mato Grosso. Grande parte ou mesmo todo o período dos primeiros dez dias de agosto deve ter máximas próximas ou acima dos 40ºC em Cuiabá.
Tempo seco e quente deve agravar queimadas no Pantanal. Depois de um recuo no fogo em meados de julho, as queimadas voltaram a aumentar neste final do mês e tendem a seguir com muitos focos de calor durante os primeiros dias de agosto.
Calor também no Sudeste. Em São Paulo, os primeiros dias de agosto devem ter mais calor no Oeste e no Norte do estado, com máximas de 31ºC a 34ºC. No Sul e no Leste paulista, a temperatura subirá mais a partir do dia 4, com marcas até acima de 30ºC em pontos do litoral.
Capital paulista terá temperaturas altas. Na cidade de São Paulo, a temperatura sobe a partir do primeiro fim de semana do mês, com máximas perto e acima de 30ºC entres os dias 3 e 7 de agosto.
Rio deve registrar temperatura acima dos 35ºC. Na capital carioca, a temperatura também terá uma escalada no começo de agosto. As máximas passam de 30ºC no fim de semana e aumentam ainda mais entre os dias 5 e 7 de agosto.
0 Comentários