Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

Mandetta da continuidade no comando da Saúde,

Como o Congresso deu respaldo e bancou Mandetta no ministério da Saúde

                                        Mandetta da continuidade no comando da Saúde,


"Em meio à tensa reunião do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com todos os seus ministros na tarde desta segunda-feira (6) em que seria definida a permanência ou não no cargo do titular da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, um recado foi dado ao chefe do Executivo: o de que o Congresso Nacional não receberia bem a demissão. A mensagem foi enviada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), a outros ministros, que se encarregaram de repassá-la a Bolsonaro.

O posicionamento de Alcolumbre é parte do conjunto das explicações que determinaram a continuidade de Mandetta no comando da Saúde, mesmo após as críticas públicas feitas a ele por Bolsonaro nos últimos dias. Embora a indicação e a demissão de um ministro sejam decisões exclusivas do presidente da República, o suporte do Congresso Nacional para este tipo de medida é positivo. E Alcolumbre indicou que os deputados e senadores condenariam a postura de Bolsonaro, o que poderia comprometer ainda mais a já delicada relação entre Legislativo e Executivo.

A permanência de Mandetta foi defendida por justificativas técnicas. A maior parte dos parlamentares entende que o ministro tem adotado os melhores procedimentos para o combate à pandemia de coronavírus. Mas há também o componente político. Mandetta é filiado ao DEM, o mesmo partido de Alcolumbre, do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ), e de dois outros ministros: Tereza Cristina (Agricultura) e Onyx Lorenzoni (Cidadania). Além disso, ele foi deputado federal por dois mandatos, o que o aproxima de grande parte dos parlamentares.

Em sua defesa, entretanto, não saíram apenas integrantes de seu campo ideológico. Mandetta recebeu suporte de políticos de diferentes vertentes e colocou no mesmo lado congressistas de quem raramente se esperaria uma aliança."
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/mandetta-suporte-congresso-ministerio-saude/
Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.
                                Fonte : www.gazetadopovo.com.br

Postar um comentário

0 Comentários