Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

Os exercícios beneficiariam até a placenta durante a gestação


Segundo estudo, praticar exercícios na gravidez melhora a saúde da futura mamãe e do bebê. (Foto: Nancy Ney/Getty Images)

A capacidade de os exercícios físicos melhorarem a função da placenta, órgão responsável por transferir nutrientes e oxigênio da mãe para o bebê, foi a grande descoberta de uma pesquisa com animais da Universidade Estadual de Washington, nos Estados Unidos.

Nas cobaias grávidas induzidas a andar na esteira, houve redução na carga de gordura e glicose no sangue, o que não só teve repercussão positiva na placenta como também apresentou um efeito protetor aos filhotes.

“A atividade física libera substâncias anti-inflamatórias que aprimoram o metabolismo da mãe e a formação da placenta, com consequências para a prole”, explica a obstetra Fernanda Surita, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Claro que, por ser um experimento com animais, devemos ter cautela com a interpretação dos dados. Mas, na verdade, essa investiga é mais uma entre inúmeras que reforçam a importância do exercício orientado durante a gravidez. 

Postar um comentário

0 Comentários