Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

MPF investiga morte de indígena e invasão de terra no Amapá











O Ministério Público Federal do Amapá (MPF) investiga a morte de um indígena e invasão de terras do povo Waiãpi por garimpeiros. De acordo com o portal G1, o órgão informou no sábado (27) que está acompanhando o caso junto a Polícia Federal (PF) e representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Segundo a reportagem, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar (PM) se dirigiu até a área, localizada no município de Pedra Branca do Amapari, no oeste do estado, com intuito de manter a segurança dos indígenas.

De acordo com a Funai, entre 10 a 15 garimpeiros, portando armas de fogo de grosso calibre, estão nas imediações da aldeia Yvytotõ.

Os índios se concentram na aldeia Mariry, distante cerca de 40 minutos de caminhada da Yvytotõ. O órgão orientou que os indígenas evitem qualquer tipo de contato com os invasores, com objetivo de evitar acirramento dos ânimos.

A entidade também confirmou à reportagem a morte do indígena Emyra Waiãpi na terça-feira (23), na aldeia Mariry. o vereador Jawaruwa Waiãpi disse que os homens armados teriam começado a invasão pelo território Mariry, de onde os indígenas teriam fugido para uma aldeia próxima.



Postar um comentário

0 Comentários