Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

Processo seletivo IFSP 2019: mais de 5 mil vagas para cursos técnicos


Os cursos técnicos vêm ganhando cada vez mais espaço e conquistando aqueles estudantes que estão em busca do primeiro emprego ou de uma qualificação de forma mais rápida. Quem quer seguir esse caminho profissional pode participar do processo seletivo IFSP 2019. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo está com inscrição aberta para 144 cursos do ensino técnico distribuídos em 36 cidades paulistas.Técnico em Mecatrônica é uma das opções de cursos. (Foto: Divulgação)
Inscrições para processo seletivo IFSP 2019

As inscrições para o primeiro semestre da IFSP 2019 devem ser realizadas online no site da instituição, de 8 de outubro a 20 de novembro. Cada candidato só pode se inscrever para um curso. O processo de seleção não tem provas, apenas uma análise do histórico escolar com base nas notas e/ou conceitos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

As 5.862 vagas estão distribuídas entre 144 cursos em 36 cidades: Araraquara, Avaré, Barretos, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Campos do Jordão, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Ilha Solteira, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Jundiaí, Matão, Piracicaba, Pirituba, Presidente Epitácio, Registro, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São Miguel Paulista, São Paulo, São Roque, Sertãozinho, Sorocaba, Suzano, Tupã e Votuporanga.


Confira a distribuição das vagas e dos cursos por localidade no edital completo do processo seletivo para o primeiro semestre IFSP 2019. Há cursos para todos os períodos: matutino, vespertino e noturno. A duração varia de acordo com a modalidade, podendo ser de três semestres a quatro anos.


Não sabe a diferença entre curso técnico e tecnólogo? Entenda as características de cada um deles.


Os candidatos interessados em participar do processo seletivo IFSP 2019 podem escolher três modalidades diferentes de cursos técnicos: integrado ao ensino médio; concomitante ao ensino médio; e subsequente ao ensino médio.

Curso técnico integrado ao ensino médio: o estudante deve ter concluído o ensino fundamental e fará o ensino médio interligado ao curso técnico no IFSP. Entre alguns exemplos de cursos estão Edificações, Informática, Mecatrônica, entre outros.

Curso técnico concomitante ao ensino médio: o candidato precisa estar matriculado no ensino médio em outra instituição de ensino, cursando apenas o técnico no IFSP. Entre exemplos de cursos estão Administração, Automoção Industrial, Mecânica, entre outros.



Curso técnico subsequente ao ensino médio: é necessário que o estudante já tenha concluído o ensino médio, cursando apenas o ensino técnico no IFSP. Nessa modalidade, há cursos de Edificações, Eletroeletrônica, Telecomunicações, entre outros.
Cronograma de datas

Período de inscrição online: entre 8 de outubro e 20 de novembro

Análise do histórico escolar dos candidatos: 21 a 29 de novembro

Relação preliminar das inscrições: 30 de novembro

Homologação das inscrições: 12 de dezembro

Divulgação da classificação: 10 de janeiro de 2019

Período de matrícula: 14 a 18 de janeiro de 2019.

Quer participar de algo similar ao processo seletivo IFSP 2019? Confira outras opções de instituições que oferecem cursos técnicos.

Postar um comentário

0 Comentários