Ultimas Noticias

Veja como a locação de andaimes ajuda na lucratividade da obra

Andaimes são equipamentos muito utilizados, principalmente, na área da construção civil. E uma prática que vem colaborando positivamente ao setor e reduzindo o custo das obras é a locação de andaimes.

De acordo com os especialistas, o valor da locação de andaimes, quando comparados ao de compra, podem fazer uma grande diferença no orçamento final de uma obra. Ou seja, maior lucratividade à construtora.

Mas para que essa locação seja, de fato, a melhor solução e traga essa vantagem econômica é preciso estar atento a alguns detalhes importantes e fazer sempre uma boa pesquisa.

Primeiro é importante saber bem qual o melhor tipo de andaime para a obra que se deseja realizar. Escolhendo o modelo correto ele atenderá as necessidades de forma exata e completa. Quando o andaime locado não é o ideal para determinada obra ou parte dela, além de não conseguir realizar todos os serviços necessários, aumenta-se o custo tendo que locar outro equipamento que faça o que o primeiro não fez.

Várias empresas atualmente realizam esse serviço de locação de andaime e nelas é possível conhecer quais soluções são oferecidas e qual a opção que melhor se adequa a necessidade de cada obra.

Principais modelos para locação de andaimes

Andaime modular – mais comum e é utilizado para alcançar locais altos, mas que sejam de fácil acesso.

Andaime multidirecional – mais prático de montar, se adapta a diversos ângulos e é a melhor opção para alcançar lugares de difícil acesso.

Sabendo qual modelo é o ideal, realizar uma cotação de preços nas diferentes empresas que fornecem esse tipo de serviço é essencial. O valor da locação de andaime costuma ser cobrado pelo metro quadrado de locação por dia. Mas, como em qualquer tipo de serviço de locação, existem grandes variáveis de valores.

Mas não somente o valor deve ser levado em consideração ao escolher uma empresa para locação de andaimes. É preciso verificar também o estado e a segurança dos equipamentos que são oferecidos.

É primordial também que a empresa ofereça um contrato de locação bem elaborado e que nele constem tempo da locação, transporte e descarga do andaime (quem é responsável por isso e se tem custo extra), montagem do mesmo (quem fará a montagem e desmontagem), armazenamento, manutenção, possíveis sanções e valores adicionais em caso de algum tipo de avaria no equipamento.

Outra questão muito importante a ser verificada é se a empresa de locação de andaime cumpre com a determinação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que diz que todos os andaimes devem ter exposto no corpo do equipamento —e em local de fácil localização — a identificação do fabricante e a referência do tipo, lote e ano de fabricação do mesmo.

Determinada a empresa que trará o melhor custo-benefício para a obra, é preciso antes da chegada do equipamento no local, verificar qual o local exato onde ele será colocado para que não tenha problemas no momento da descarga. Outro ponto de atenção refere-se ao manuseio do equipamento locado, sendo que essa atenção é importante tanto para a continuidade da obra como para evitar acidentes no local de trabalho.

Exposto todos esses pontos, agora fica fácil decidir pela compra ou pela locação de andaimes.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário