Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

DNJ 2018 será realizado em Santo Antônio de Jesus; lançamento aconteceu neste sábado, 22


No último sábado, dia 22 de setembro, representantes da juventude da Diocese de Amargosa estiveram reunidos em Santo Antônio de Jesus para o lançamento oficial do Dia Nacional da Juventude que será realizado esse ano na cidade de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano. A abertura dos trabalhos aconteceu com a celebração de uma missa na Paróquia de São José do Andaiá que contou com a presença de diversos párocos da cidade e da região. O DNJ acontecerá entre os dias 23 e 25 de novembro com local ainda a ser definido, mas trabalhará a temática “Juventude trazendo uma cultura de paz” e espera-se ultrapassar a meta de jovens participantes dos anos anteriores.

“De fato nós queremos colocar a nossas perspectivas não mais na violência e não dar mais marketing ao mal, mas construir com a juventude e o seu potencial, uma cultura que passa pela paz, trazendo como dizem os gregos, uma metanóia, uma conversão na mentalidade. A partir daí, construir uma forma de pensar e agir pautada nos valores, nos direitos, nas políticas públicas e também na mística, na fé e no desejo de olhar para o outro não mais como um inimigo, mas como um irmão ou alguém que eu posso somar e juntos construir um mundo melhor para todos, uma casa comum para que tudo seja colocado a serviço de todos como é o grande desejo de Deus”, ressaltou Padre Nilvandro, pároco da cidade de Taperoá e um dos responsáveis pelo trabalho junto à juventude na diocese juntamente com o Padre Ângelo.

O DNJ já é realizado pela Igreja do Brasil há 25 anos organizado pela Pastoral da Juventude e movimentos cristãos jovens, no entanto é aberto para a participação de qualquer jovem independente de religião e serviço desenvolvido na igreja.


“A igreja nos chama a ser sal da terra e luz do mundo e nós jovens, protagonistas da nossa história, somos chamados a ser operários dessa messe, a sermos discípulos”, afirmou João Paulo, um dos articuladores da PJ na Diocese.

Durante o encontro, foi entregue um documento preparatório da CNBB para a preparação dos jovens que participarão do grande dia: “a temática desse ano fala de paz e é importante entender que essa paz só será conseguida com o que o material da CNBB nos chama atenção que é a promoção dos direitos humanos, equidade e as políticas sociais e públicas. A gente sabe que no Brasil a gente vive uma situação de desigualdade extrema e isso é um chamado para sermos protagonistas não só na igreja, mas também na sociedade, pois esse é o papel do leigo”, disse João Paulo.

Esse ano, o DNJ acontecerá em três dias com uma programação pensada para aprofundamento catequético e de fé. Na sexta, dia 23, será realizada uma Via Sacra luminosa por algumas ruas de Santo Antônio de Jesus; no sábado, dia 24, acontecerá a evangelização de rua pela manhã, catequese e confissão pela tarde e uma grande Vigília Eucarística na Praça Padre Mateus a noite. No Domingo, dia 25, uma programação toda pensada para que os jovens possam voltar para casa “convictos de que são sal da terra e luz do mundo e que a transformação desse mundo passa por todos nós”, finaliza Padre Nilvandro.


PASCOM -Diocese de Amargosa

Aloma Brito, SAJ

Postar um comentário

0 Comentários