Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

Pesquisa que mostra Bolsonaro vencendo em todos os estados é falsa



Guilherme Rodrigues/Futura PressMais

Recebeu no whatsapp um texto que falava que “Bolsonaro está na frente em todos os estados e venceria as eleições no primeiro turno mesmo com Lula sendo candidato”? É falso, não compartilhe. O levantamento não tem registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e foi checado pelo projeto Comprova do UOL.
De acordo com o TSE, entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às Eleições de 2018 ou a candidatos devem registrá-las junto à Justiça Eleitoral, como determina a resoulção nº 23.549, de dezembro de 2017.
Os dados são apresentados como de uma “instituição de pesquisa”, ou seja, não diz nem qual é a fonte. Outro ponto é o de que os números apresentados são próximos aos divulgados pelo Instituto Paraná, que se manifestou afirmando que as pessoas devem desconsiderar o estudo das redes sociais por ser uma falácia. Segundo o Instituto, as estatísticas não foram feitas em todos os estados.
Fique atento! Levantamentos de abrangência nacional podem ser pesquisados diretamente no site do TSE, enquanto pesquisas estaduais ou municipais estão registradas nas páginas dos tribunais regionais eleitorais.
Na Justiça Eleitoral, contudo, só há informações sobre a metodologia da pesquisa; não os resultados. A matéria com a pesquisa falsa foi mais recentemente postada no Twitter pelo perfil de Hélio Nogueira no último dia 20. Até esta quarta-feira (22), este post contava com 795 retweets e 1.504 curtidas. O conteúdo da suposta pesquisa já foi alvo de investigação da Folha de S.Paulo, do site Boatos.org, do portal G1 e da revisa Veja. Aqui, foi apurada por integrantes dos veículos Jornal do Commercio, BandNews FM, Gazeta do Povo, Poder360, além do próprio UOL.
Divulgar pesquisas falsas ou que não foram registradas podem gerar multa de até R$ 100 mil para o veículo de comunicação.

Postar um comentário

0 Comentários