Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

PODEMOS CONTROLAR O TEMPO?


Um escritor de ficção científica poderia imaginar um futuro no qual um funcionário do governo - o ministro da Modificação do Tempo, talvez - discasse o clima do dia para os cidadãos de seu país. Uma seca no Ocidente? Não há problema, vamos apenas pedir alguns chuveiros suaves. Um furacão ameaçando a Costa Leste? Fique calmo, gente, vai lançar uma pequena bomba nuclear para destruir a tempestade.
Eles dizem que a verdade é mais estranha do que a ficção, e tal é o caso com os seres humanos tentando controlar o tempo. Vamos começar com uma breve história. Numerosas tribos nativas americanas, especialmente as que vivem no deserto semi-árido país, como o Pueblo, Hopi e Zuni, engajados em danças elaboradas para coaxial umidade da chuva-aguilhão céus. No final dos anos 1800 e início dos anos 1900, Fabricantes de chuva percorreu o oeste dos Estados Unidos, prometendo acabar com as secas por uma taxa.



Cloud seeding
© 2010 HOWSTUFFWORKS.COM
Esses vendedores ambulantes usaram uma combinação de pseudo-ciência e grandiosidade para convencer as comunidades de que sua técnica, muitas vezes um dispositivo ou estrutura usada para fornecer produtos químicos ou gases para o ar, traria chuva em curto prazo. Até mesmo o governo dos EUA entrou no ato. Em 1891, o Congresso apropriou $ 19.000 para conduzir testes Fazendo chuva em Texas sob a orientação de Robert Dryenforth. Os resultados de Dryenforth foram inconclusivos, e como o século girou, os políticos e os cidadãos começaram a considerar Fabricantes de chuva com ceticismo crescente.
Levaria outras quatro décadas antes que os cientistas envolvidos com o controle do tempo começassem a ofuscar os charlatães. O verdadeiro ponto de viragem ocorreu em 1946, quando Irving Langmuir e Vincent Schaefer, químicos que trabalhavam no General Electric Research Laboratory em Schenectady, NY, descobriram que poderiam introduzir cristais de gelo em uma nuvem super-resfriada e criar neve. Eles chamaram o processo de semeadura de nuvens glaciogênicas e logo recrutaram a ajuda de físico químico (e irmão do romancista Kurt Vonnegut) Bernard Vonnegut.

Vonnegut procurou outra substância cristalina que tivesse um efeito semelhante, e encontrou-o em iodeto de prata. Ao longo do tempo, a equipe elaborou a ciência básica da semeadura de nuvens , que vai assim: Muitas vezes, as gotas de umidade nas nuvens não podem congelar sem alguma ajuda extra. Se essas gotas encontrarem cristais de iodeto de prata, eles glom sobre os cristais e congelar. Uma vez que o
gelo cresce suficientemente grande, ele cai da nuvem, quer como neve ou, se passa através de um ar mais quente, como a chuva.
Plantando as sementes da modificação do tempo.



Um piloto sai de seu avião após as explosões usadas na semeadura de nuvens depois de voar uma missão de 2007 para o programa de modificação do tempo do Kansas Ocidental.
FOTO AP / CHARLIE RIEDEL
Finalmente, os cientistas encontraram uma maneira de controlar o tempo - pelo menos no laboratório . Durante os próximos 30 anos, pesquisadores e empresários de todo o mundo começaram a aplicar os princípios desenvolvidos por Langmuir, Schaefer e Vonnegut para a semeadura de nuvens do mundo real. Eles voavam aviões para as nuvens , liberando suas próprias nuvens de iodeto de prata à medida que iam, ou disparavam conchas de artilharia cheias de iodeto de prata em nuvens. Em alguns casos, esses modificadores do clima estavam tentando produzir chuva em áreas afetadas pela seca, atenuar o dano causado pelo granizo, impedindo que o granizo crescesse tão grande ou dispersasse os bancos de neblina ao redor dos aeroportos. Muitos proprietários desta nova tecnologia fizeram afirmações audaciosas sobre seus serviços de semeação de nuvens. Infelizmente, a ciência difícil nunca poderia fundamentar as alegações. Se alguma coisa,

Ainda assim, bastante evidência Tentador acumulou ao longo dos anos para manter o interesse na modificação do tempo vivo. Por exemplo, pesquisas realizadas na África do Sul e no México mostraram que semear nuvens de chuva com partículas de sal - o que é conhecido como semeadura higroscópica - é mais eficaz do que semear nuvens de chuva fria com iodeto de prata. E os cientistas chineses acreditam que eles dominaram a semeadura de nuvens de tal forma que eles podem garantir um certo dia será chuvoso ou ensolarado, como dizem a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
Fontes:
Adam, David. - Podemos manipular o tempo? O guardião. 4 de novembro de 2009. (29 de junho de 2010) http://www.guardian.co.uk/environment/2009/nov/04/controlling-the-weather-china
Berardelli, Phil. "Como Twisters Get Your Spin." ScienceNOW. 5 de janeiro de 2009. (29 de junho de 2010) http://news.sciencemag.org/sciencenow/2009/01/05-02.html
Dye, Lee. "Podemos controlar o tempo? Talvez." ABC News. 3 de agosto de 2005. (29 de junho de 2010) http://abcnews.go.com/Technology/DyeHard/story?id=1001079&page=1
Pendick, Daniel. - Dançarinos da nuvem. Scientific American apresenta o tempo: o que podemos e não podemos fazer a respeito. Primavera de 2000.
Potter, Ned. - Tentando domesticar tornados. ABC News. Jan. 16, 2010. (29 de junho de 2010) http://abcnews.go.com/WNT/story?id=131306&page=1
Schwartz, Martin. "Uma Breve História da Pluvicultura no Oeste Americano". Palavras em jogos: O Rainmaker. Teatro Conservatório Americano, 2007.
Williams, Jack. O Livro do Tempo. Livros do vintage, 1997.

Postar um comentário

0 Comentários