Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

Aquecimento global irá mudar o gosto dos alimentos?


Como consequência do impacto que as mudanças de temperaturas causam na agricultura, acomida ficará cada vez mais insípida e mole.



VAMOS DESCOBRIR...
De acordo com um estudo australiano, o aquecimento global não vai apenas dizimar safras – também vai mudar o gosto daquelas que sobreviverem. E não para melhor. Segundo pesquisadores, vamos ter comida cada vez mais insípida e mole, como consequência do impacto que a mudança de temperaturas causa na agricultura. Na verdade, isso já começou a acontecer.


Fonte da imagem: greensavers.sapo.pt.
Sabemos que as mudanças climáticas estão forçando a agricultura a se adaptar. A quantidade de terra arável no mundo diminuiu, e os tipos de alimentos que podemos cultivar estão mudando. Algumas regiões se tornarão quentes demais para safras tradicionais. Alguns alimentos podem desaparecer por completo e outros se tornarem caros demais.
O exemplo mais impressionante vem, na verdade, de um estudo japonês feito em 2013. Os pesquisadores avaliaram quase 40 anos de dados sobre maçãs, examinando diversas qualidades como textura, sabor e firmeza. Descobriram que, com o tempo, as frutas ficaram moles, granulosas, insípidas e menos azedas do que antes.



Em outras palavras, começaram a ficar horríveis. Ainda, notaram que elas amadureciam antes do tempo e que, mesmo quando as colheitas foram adaptadas à situação, as maçãs colhidas permaneciam com má qualidade.


Fonte da imagem: noticiario.com.br.
Vegetais com raízes fracas sofrem ainda mais, diz o estudo. Dependem de solo rico com excelente drenagem e boa umidade. Caso contrário, cenouras e beterrabas, por exemplo, não alcançam o tamanho ideal, ficam duras e sem sabor. Já batatas ficam mais suscetíveis a ferrugem.
Richard Eckard, diretor do Centro de Desafios da Mudança do Clima nas Indústrias Primárias da Universidade de Melbourne, um dos autores do trabalho, disse que, além da redução das colheitas e da carne até 2030, “calor e seca provavelmente diminuirão a qualidade de grãos, uvas, vegetais, frutas e outras colheitas”. A couve ficará mais amarga, e berinjelas crescerão deformadas.
Fonte da imagem: foodnewsoficial.com.br.
Carnes e alimentos marinhos também serão impactados. O gado terá de ser mais tolerante ao calor, e a carne poderá ter qualidade mais baixa. O leite das vacas poderá ficar pior, inclusive com diminuição na produção de até 40%. O estresse de calor será extremamente perigoso para porcos e galinhas. Nos oceanos, haverá um declínio em alguns tipos de polvos e as vieiras no hemisfério sul sumirão de nossos pratos, informa a CBS News.



Postar um comentário

0 Comentários