Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

Como Aprender a Desenhar


Desenhar é uma habilidade artística divertida de se aprender e que pode se tornar um ótimo passatempo. No começo, a qualidade dos seus desenhos pode parecer um enorme obstáculo. Talvez você acredite que precisa de aulas profissionais para fazer algo bom, mas não é verdade. Desenhando apenas por diversão, você pode economizar dinheiro e melhorar suas habilidades. Para desenhar sem fazer aulas, faça esboços de linhas curtas, sombreados e figuras usando formas geométricas e pratique o máximo possível.

Parte1Começando os esboços

1
Escolha um objeto. Procure selecionar algo que tenha significado para você, se possível, como sua flor preferida ou seu cachorro. No começo, será mais fácil desenhar usando uma referência do que a imaginação, portanto, desenhar algo de que você goste o ajudará a se concentrar.
Para começar, você não precisa de artigos de arte especiais. Qualquer caneta, lápis ou papel à mão serve.

2
Trace linhas curtas. Pressione o lápis de leve contra o papel. Concentre-se na linha que vai traçar e esqueça o objeto por enquanto. Não pense no seu cachorro; comece com um esboço. O contorno do cachorro é uma linha entre o animal e o ambiente. Faça essa linha com traços curtos.[1]
Quanto mais curtos forem os traços, mais firme parecerá seu desenho.
Não critique seu trabalho. Seja rápido e vá melhorando seu esboço.

3
Desenhe os detalhes. Quando tiver um contorno básico do objeto, comece a desenhar a parte de dentro dele. Procure por pontos marcantes no objeto, distinguindo marcas como um entalhe em um copo ou um tufo de cabelo no cachorro que darão a você uma ideia de onde colocar as linhas próximas.[2]

4
Faça as sombras. O sombreamento é um pouco mais difícil, mas dá a seus desenhos uma sensação de luz e profundidade. Observe a maneira como o sol ilumina o objeto. Comece fazendo marcas uniformes em áreas mais escuras usando um lápis apontado. Conforme a ponta for se desgastando, siga para as áreas sombreadas. Aperte com mais força para deixar marcas mais escuras.[3]
Também se pode praticar fazendo uma barra de sombreado. Comece em uma ponta do papel e mova o lápis para frente e para trás ao longo da folha. Aplique mais pressão para passar para as áreas mais escuras.
As barras de valor também são uma boa prática. Divida um retângulo em cinco partes, deixe uma das pontas branca e escureça a outra o máximo que puder. Alterne o tom das partes que estão entre elas para fazer diferentes tons de cinza.



Parte2Desenhando objetos a partir de formas

1
Pratique o desenho das formas. Copiar as linhas só vai levar você até certo ponto. Se dominar as formas, você poderá começar a desenhar a partir da imaginação e melhorar a sensação de perspectiva de todos os seus desenhos. Comece tentando desenhar formas em 3D. Fazer uma linha atravessando um círculo, por exemplo, dá a você esferas vistas de diferentes perspectivas, dependendo de onde você desenha a linha.[4]

2
Combine os blocos em figuras. Ligue os blocos para formar os contornos dos objetos. Comece com itens simples ou imaginários. Você pode fazer uma mesa com uma série de retângulos e cilindros, ou uma cobra usando uma série de círculos. Depois que conseguir imaginar os blocos que formam um objeto, você terá a criatividade para desenhar as coisas sem precisar de um modelo.
Passe um tempo observando os objetos e descobrindo como encaixá-los nas formas.

3
Faça uma folha de referência. Arrume as formas para fazer o formato do objeto. Vá apagando e aperfeiçoando as linhas para que o objeto tome forma. Quando terminar, experimente desenhar o objeto a partir de ângulos diferentes. Por exemplo, um nariz quadrado com bochechas de círculo e orelhas de triângulo podem formar um cavalo de perfil, mas há muitas outras perspectivas.[5]
Use esses rascunhos como referência para melhorar seus outros desenhos.

4
Redesenhe o objeto. Durante outro treino, depois de corrigir os erros da referência, redesenhe o objeto. No começo, você pode usar a folha de referência. Utilize as formas para criar um esboço básico do objeto; depois, refine os detalhes e apague os erros. Com o aumento da prática, você poderá desenhar poses de memória.
As simplificações são válidas e podem levar você a ter seu próprio estilo. Por exemplo, seria muito demorado memorizar cada músculo do corpo.

Parte3Estudando desenho

1
Pesquise sobre as técnicas. A biblioteca da sua região pode ter livros a respeito de diferentes estilos de desenho, do realismo ao mangá japonês. Você também pode comprar esses livros em livrarias. Pesquise no YouTube ou em sites sobre arte, como o Drawspace, para obter ideias e demonstrações gratuitas.[6]
Os livros de anatomia também são uma opção para se aprender a desenhar de maneira realista. Faça esboços de esqueletos e diagramas musculares.

2
Pratique com outras ferramentas. Geralmente, é melhor se ater a um meio, como lápis e papel, até ganhar confiança. Depois que começar, porém, você poderá encontrar alternativas das quais goste mais e desenvolver seu próprio estilo, como usando lápis de cor ou carvão. Além disso, os lápis têm muitas variedades que podem ajudar você a expandir seu alcance ao fazer o sombreamento.[7]
Para os lápis, o HB (n° 2) é o padrão. Os lápis H são mais duros e produzem linhas mais suaves. Já os lápis B são mais macios e fazem linhas mais escuras.
Os lápis vão do HB ao 9. Nos lápis H, o 9 é o mais duro. Nos B, o 9 é o mais macio.
As borrachas de vinil e goma são mais suaves no papel do que as naturais e não deixam marcas de cor. Os limpa-tipos são maleáveis e servem para remover detalhes individuais.

3
Imagine como você desenharia os objetos. Quando não estiver desenhando, observe o que está ao seu redor. Imagine como transformaria o cenário em um desenho a lápis. Pense no sombreado ao redor do olho de alguém e no esboço da íris e da pupila, por exemplo. É com essa imaginação que você vai entender como fazer as linhas e compor seu estilo.[8]
O objetivo é ver os detalhes em vez do geral. Em vez de pensar no olho, pense nas linhas e cores que usará para formá-lo.

4
Pratique. Desenhar é uma habilidade, assim como tocar um instrumento ou andar de bicicleta. Sempre que tiver tempo livre, sente-se e desenhe. Treine o sombreamento e outras técnicas. Procure fazer folhas de referência. Divida o tempo entre os treinos alternando os assuntos para que possa aprender mais sem se desgastar.
Dicas
Procure criar o hábito de desenhar todos os dias. Quando você desenvolve um hábito, praticar se torna menos trabalhoso e você melhora mais rápido.
Não fique frustrado com os erros que perceber. Essa frustração interrompe muitos aspirantes a artista. Lembre-se de que até os artistas experientes ainda estão aprendendo.
Leva um tempo até dominar a coordenação motora. Continue praticando com linhas pequenas sobre as formas básicas e você vai melhorar aos poucos.
Não é preciso comprar materiais caros. Cadernos e lápis comuns são o suficiente para se aprender.
Você também vai demorar um tempo até aprender a ver os detalhes em vez dos objetos, mas assim sua técnica vai melhorar.
Avisos
Você mesmo ou outras pessoas podem tentar desencorajá-lo. Não escute a ninguém que diga que você não tem talento. Desenhar é um processo de aprendizado, e se você gostar de fazê-lo, continue progredindo.

Postar um comentário

0 Comentários