Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

5 passos para retardar o envelhecimento e garantir longevidade


5 passos para retardar o envelhecimento e garantir longevidade

Adotar alguns hábitos saudáveis no seu dia a dia pode ser o segredo para garantir longevidade. Saiba mais!


Quer a receita da longevidade? Quem prescreve é a bióloga americana Elizabeth Blackburn, Prêmio Nobel de Medicina em 2009, por suas descobertas a respeito dos telômeros e sua relação com o envelhecimento. 


Mas o que são telômeros? São estruturas presentes nas extremidades dos cromossomos humanos (células que contêm o DNA) e que, à medida que o tempo passa, vão ficando mais curtos. Essa redução compromete a renovação celular, a qualidade e a expectativa de vida. Portanto, a senha é preservar essas terminações “em bom tamanho” para viver feliz e com saúde e ter hábitos e pensamentos saudáveis para mantê-los alongados. 


“Depressão, estresse e ansiedade representam riscos para a manutenção do comprimento dos telômeros e podem acelerar o processo de envelhecimento celular”, explica Thais Rabanea, psicóloga especializada em neuropsicologia pelo Centro de Diagnóstico Neuropsicológico (CDN). “O modo como enfrentamos os desafios da vida são cruciais para manter o comprimento dessas células e, consequentemente, prevenir doenças, retardar o processo de envelhecimento e aumentar a longevidade”, completa Thaís. 
Em suma: a pesquisadora americana defende a teoria de que as pessoas têm o controle sobre seu envelhecimento e o poder de manter seus próprios telômeros, através de hábitos saudáveis, e destaca cinco como sendo superimportantes. Veja a seguir:


1. Dormir no mínimo sete horas toda noite.


2. Exercitar-se moderadamente – uma corrida leve ou caminhada acelerada três vezes por semana, por pelo menos 45 minutos, é suficiente, lembrando que, quanto maior o estresse, mais relevante é o papel do exercício.


3. Diminuir o consumo de açúcar – em 2014, um estudo feito com 5 mil americanos que tomavam mais de meio litro de refrigerante por dia mostrou que eles tinham 4,6 anos a mais de idade biológica.


4. Adotar dieta rica em ômega-3 (peixes, linhaça, chia, pistache, avelãs e amêndoas), grãos, verduras e frutas, descartando alimentos processados e refrigerantes.


5. Meditar – um antídoto eficaz contra a ansiedade e a depressão. Poucos minutos por dia já têm grande efeito.



Postar um comentário

0 Comentários