Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Enquete

QUAIS SÃO OS MELHORES ALIMENTOS DETOX?


Há algumas décadas, os alimentos industrializados quase não faziam parte do cardápio diário da população. Com o passar do tempo, isso foi mudando e hoje em dia é raro ver quem se alimenta única e exclusivamente de alimentos não industrializados. É fácil entender o motivo: a praticidade e o sabor desses produtos ganharam as prateleiras dos mercados e o coração dos consumidores.
No entanto, isso acabou gerando diversos problemas: obesidade, diabetes, hipertensão e, por que não, intoxicação? Sim, esses alimentos intoxicam, inflamam os tecidos e deixam-nos inchados e com sensações desagradáveis constantemente. Os vilões? Sódio, açúcares, gorduras hidrogenada e trans e tudo que é tipo de química presente nos produtos industrializados. Para tentar reverter o processo, é importante fazer uma desintoxicação com o auxílio dos melhores alimentos detox que temos disponíveis:

ABACAXI É UMA FRUTA QUE ESTÁ ENTRE OS MELHORES ALIMENTOS DETOX

Por conta da enzima bromelina presente na fruta, ela auxilia na digestão de gorduras, além de ser rica em vitaminas, fibras e água, que promovem redução de retenção hídrica e melhora do trânsito intestinal.
frutas-detox

LIMÃO LOGO AO ACORDAR PARA ATIVAR O METABOLISMO

O fígado metaboliza as gorduras e precisa estar funcionando a pleno vapor para que desempenhe bem suas funções. O limão melhora esse funcionamento e, além disso, ativa enzimas que são essenciais no processo de desintoxicação. Beber um copo com água e umas gotinhas de limão logo ao acordar é uma boa pedida.

MAÇÃ É UMA FRUTA DETOX

As fibras presentes nas maçãs ajudam a reduzir o colesterol presente nas artérias, além de melhorar o funcionamento de órgãos como rins e fígado. Sem contar que dá uma bela limpada nos dentes quando não se tem escova, creme e fio dental à disposição.

OLEAGINOSAS PARA OS LANCHES INTERMEDIÁRIOS

Castanhas, amêndoas e nozes são ricas em gorduras, certo? Mas também possuem vitamina E, ômega-3 e sais minerais como cálcio, zinco e magnésio. São anti-inflamatórias e antioxidantes, além de serem deliciosas. Tenha sempre na bolsa para quando bater aquela fome fora de hora, só não exagere na dose: um punhado é mais que suficiente.
oleaginosas

GENGIBRE AUXILIA O METABOLISMO

Melhora o funcionamento dos sistemas digestório e circulatório. Só por isso dá pra ver que os benefícios são grandes! Mas não para por aí: é rico em antioxidantes que auxiliam na remoção de toxinas, reduzem a inflamação corporal (que nos deixa com aspecto inchado e sem definição) e diminuem gases e náuseas. Um pedacinho em uma garrafa de água fará maravilhas. Experimenta, vai!

CHÁ VERDE É UM EXCELENTE DETOXIFICANTE

Possui antioxidantes e faz com que as toxinas tornem-se hidrossolúveis, menos tóxicas e mais fáceis de serem eliminadas pelo organismo.  O ideal é consultar um profissional nutricionista antes de começar a beber, pois pode causar problemas a hipertensos, por exemplo. Só não vale encher de açúcar para disfarçar o gostinho amargo, hein?
chá-verde

ESSES ALIMENTOS SÃO MAIS QUE TEMPEROS

• Tomilho: essa erva saborosa combate bactérias patogênicas que ficam no intestino, evitando a reabsorção de toxinas e auxiliando em sua eliminação através das fezes;
• Salsinha: como tem efeito diurético, faz com que as toxinas sejam eliminadas mais facilmente através da urina;
• Pimenta: acelera o metabolismo, reduz a inflamação, aumenta a imunidade e diminui a dor. Precisa de mais alguma razão para consumir?
• Canela: melhora no sistema circulatório e nas vias respiratórias estão entre as “funções” dela. Também é conhecida como afrodisíaca, além de reduzir o cansaço.

ALHO E CEBOLA NO FEIJÃO E AUMENTO DA DETOXIFICAÇÃO!

Sim. Alguns dos melhores alimentos detox são esses, que ou se ama ou se odeia. Não existe meio termo. Mas se você precisa de um empurrãozinho para começar a ingeri-los, lá vai: possuem ação anti-inflamatória e auxiliam as enzimas hepáticas na remoção de impurezas e metais, inclusive arsênio e mercúrio (presente em alguns peixes). Bora temperar?

PEPINO NA SALADA JÁ!

É um ótimo 2 em 1: rico em água, é diurético, o que faz com que diminua a retenção hídrica e ainda ajuda a reduzir a pressão arterial. Se o sabor não te agrada muito, tente temperar com um pouco de vinagre, óleo de oliva e pimenta. Fica uma delícia!
melhores-alimentos

ÓLEO DE OLIVA AUMENTA DISPOSIÇÃO E DIMINUI A SILHUETA

Muito se engana quem acredita que todas as gorduras fazem mal ao nosso organismo. As gorduras insaturadas não são vilãs, quando usadas com moderação. Muito pelo contrário: auxiliam no controle desse nutriente, uma vez que a escassez de gorduras em nossa dieta pode ter um efeito contrário ao esperado. Use em saladas e sinta sua silhueta diminuir e sua energia aumentar.

STÉVIA PARA SUBSTITUIR O AÇÚCAR

No começo eu disse que o açúcar é um dos produtos que causam a intoxicação e inflamação corporal. Mas não ache que por causa disso você deve ficar longe dos alimentos doces. A stévia é um adoçante 100% natural que pode substituir o açúcar nas mais diferentes receitas.
É importante lembrar que esses alimentos não só desintoxicam o organismo como regulam o intestino, eliminam retenção hídrica e promovem maior saciedade, reduzindo a fome fora de hora. Mantê-los frequentemente em seu cardápio ajudará a aumentar sua energia, disposição e autoestima. Já pra lista do mercado!
E aí, o que achou da lista com os melhores alimentos detox? Já conhecia todos ou vai ter que correr pro mercado? Conta pra gente!

Postar um comentário

0 Comentários